Diálogo na Venezuela

O governo venezuelano encetou novo esforço de diálogo com forças de oposição e sectores alinhados com os EUA que foram responsáveis pela desestabilização do país, iniciando no México a abertura de um novo ciclo de conversações.

Com a mediação da Noruega, delegações do governo bolivariano e da denominada Plataforma Unitária assinaram no dia 13, na capital mexicana, um memorando de entendimento que regerá as negociações, com o objectivo de concretizar acordos de âmbito eleitoral, bem como de elaborar um cronograma para eleições.

Para além do reconhecimento das legítimas instituições da República Bolivariana da Venezuela e da legalidade democrática, concordou-se com a exigência de levantamento das medidas coercivas unilaterais impostas pelos EUA contra a Venezuela ecom a restauração do direito sobre activos.



Mais artigos de: Internacional

EUA e NATO derrotados abandonam Afeganistão

O regresso ao poder dos talibãs no Afeganistão constitui uma derrota dos EUA, que, ao longo de 20 anos, gastou avultados recursos financeiros na guerra, que causou 150 mil mortos entre a população e a destruição de um país e em que morreram três mil soldados norte-americanos e foram feridos 30 mil.

África nunca será porto seguro de Israel

O presidente da Comissão da União Africana (UA), o chadiano Moussa Faki Mahamat, anunciou a admissão de Israel como observador junto da instituição pan-africana. Telavive tinha perdido aquele estatuto em 2002, quando a Organização da Unidade Africana, criada em 1963, foi substituída pela União Africana. Face ao repúdio...