«Dentro de ti ó cidade»
Realizou-se na Biblioteca Municipal Almeida Garrett a apresentação pública do livro «Dentro de ti ó cidade». Na mesa da sessão estiveram Daniel Vieira, Jorge Sarabando e Acácio Carvalho, da comissão organizadora, e Carina Castro, da Comissão Política do CC do PCP.
No 75º aniversário do Partido, o Sector Intelectual da Organização Regional do Porto editou «A cidade sonhada», obra colectiva em que participaram uma trintena de autores. Na edição de «Dentro de ti ó cidade», integrada nas comemorações do Centenário do PCP; muitos autores permanecem, outros chegaram de novo, sendo agora um total de oitenta, com a área da fotografia como novidade.
«Quando defendemos, em plena pandemia, nem um direito a menos, aí está também o direito à cultura, que para nós também é trabalho e deve ser serviço público. Tão urgente é, por isso, criar espaços e condições para a sua livre expressão. Foi este o espírito que nos moveu para celebrar, entre outras iniciativas, os 100 anos de vida e luta do PCP com a edição de um novo livro. Tendo dado como tema inspirador os valores de Abril, procurámos abrir uma janela sobre a cidade, corpo em permanente mutação, onde os autores, com diferentes sensibilidades, formações, mundividências, através de imagens e de textos, oferecessem o seu testemunho», referiu Jorge Sarabando.
Com um apurado design gráfico de Acácio Carvalho, o livro é também uma obra de arte.
A encerrar a iniciativa, Carina Castro saudou os participantes pelo «acto de generosidade e resistência» e sublinhou que a «história do PCP são também as histórias de todos aqueles que caminham connosco».
Depois de lembrar propostas concretas que o PCP apresentou na área da cultura, salientou ainda que «a cultura deve ser entendida como uma componente essencial do desenvolvimento humano, como elemento que convoca a reflexão, o conhecimento, a participação, a busca do belo, a realização e a libertação do Homem».
«100 anos de Luta»
Já no sábado, 24, decorreu em Santa Justa, Couço, uma sessão de apresentação do livro «100 anos de luta – ao serviço do povo e da pátria, pela democracia e o socialismo», na qual interveio Rui Fernandes, da Comissão Política do PCP e participaram duas dezenas de camaradas e amigos.