Retrato do capitalismo: fome aumenta no mundo

A fome aumentou com a pandemia de COVID-19 e a escassez de alimentos deixou mais de 10 por cento da população mundial desnutrida, informa um relatório de cinco agências das Nações Unidas. De acordo com a edição de 2021 do relatório «O estado da segurança alimentar e da nutrição no mundo», a fome no mundo piorou de forma dramática durante a actual crise sanitária.

Mais de metade de todas as pessoas desnutridas vivem na Ásia, mas o aumento mais pronunciado da fome registou-se em África, pormenoriza o relatório. Entre 720 e 811 milhões de pessoas padeceram de fome em 2020 e urge transformar os sistemas agro-alimentares para que todos tenham acesso aos alimentos de que necessitam, ressalta a investigação.

Logo abaixo do limiar da fome, cerca de 12 por cento da população mundial sofreu no ano passado de insegurança alimentar grave e agora, sublinha o relatório, estamos longe de acabar com esse flagelo e a malnutrição em 2030. Explica que a fome já vinha a aumentar lentamente de 2010 a 2015 mas, no ano passado, «disparou tanto em termos absolutos como proporcionais, superando o crescimento da população.»

Um retrato do capitalismo.



Mais artigos de: Internacional

Resistência e mobilização em defesa da Revolução cubana

Centenas de milhares de pessoas participaram, em Havana e em dezenas de outras cidades de Cuba, em acções de apoio à Revolução, reafirmando a rejeição às tentativas de ingerência nos assuntos internos do país e ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA. Miguel Díaz-Canel denunciou as acções de guerra não convencional perpetradas contra Cuba.

Mais crimes de Israel contra povo palestiniano

Com outro governo e a mesma política criminosa, Israel intensifica acções repressivas contra o povo palestiniano, na Cisjordânia, em Gaza e em Jerusalém: assassinatos, prisões sem julgamento, destruição de estruturas, expulsão de famílias dos lares e construção de colonatos.

Nicarágua comemorou 42 anos do triunfo da Revolução Sandinista

Com uma vigília popular, milhares de nicaraguenses comemoraram na segunda-feira, 19, o 42.º aniversário da Revolução Popular Sandinista, em actos que tiveram o epicentro na Praça da Revolução, em Manágua. Celebrações semelhantes realizaram-se noutras localidades dos 15 departamentos e das duas regiões autónomas em que...

Daniel Hale, um herói americano

Daniel Hale é um herói americano e num computador do Pentágono há uma lista de pessoas a assassinar. Na Matriz de Disposição — foi assim baptizado o rol — constam os nomes de dezenas de milhares de pessoas, de todas as nacionalidades e em países de todo o mundo, pelo que não é totalmente impossível que também o teu nome...