Adesão elevada à greve no SUCH
Na área da alimentação, foi praticamente de cem por cento o índice de adesão à greve de 31 de Maio no Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, informou a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht/CGTP-IN), realçando também a participação nas áreas da roupa, lavandaria, resíduos, manutenção e outras.
A luta, convocada pela federação e os seus sindicatos, incluiu também a realização de concentrações junto de alguns hospitais. Na moção aprovada pelos trabalhadores, que foi enviada à administração do SUCH e entregue às administrações dos hospitais, reitera-se o protesto de que estes trabalhadores foram equiparados ao pessoal da Saúde, para o cumprimento de deveres, mas não para beneficiarem de direitos (como, por exemplo, a compensação pelo empenho no combate à COVID-19).
É repudiada a recusa de negociar aumentos salariais e é exigido o reforço dos quadros de pessoal.
Fundação Inatel
Nos últimos 12 anos, os trabalhadores da Fundação Inatel só tiveram um aumento salarial de dois por cento, em 2018, destacou a Fesaht no comunicado a mobilizar para a semana de denúncia pública, junto de estabelecimentos hoteleiros, e para a greve nacional, convocada para 11 de Junho.