Bloqueio a Cuba agrava resposta à pandemia

Está em curso uma campanha de solidariedade com o povo cubano, lançada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba, em parceria com outras associações, sob o lema A solidariedade salva vidas. O objectivo é o envio de 10 milhões de seringas para serem utilizadas na vacinação contra a COVID-19. Até ao momento, a adesão significativa à campanha já tornaria possível a aquisição de mais de 100 mil seringas.

As medidas aplicadas por Cuba no combate e na contenção da pandemia têm-se saldado como um dos melhores exemplos a nível internacional e, até agora, estão já desenvolvidas cinco vacinas contra o novo coronavírus, prontas a serem administradas. No entanto, o bloqueio imperialista à ilha continua a acarretar várias dificuldades na obtenção de equipamentos e bens prioritários às suas necessidades. Desta vez, é a falta de seringas e as dificuldades da sua aquisição no exterior que separa o povo cubano da vacinação massiva contra a COVID-19.

Precisamente contra o bloqueio norte-americano contra Cuba a associação promoveu no domingo uma caravana automóvel em Lisboa.





Mais artigos de: Nacional

Agricultores em luta por um futuro viável

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a União de Agricultores e Baldios de Aveiro (UABDA) e outras associações de agricultores têm manifestação agendada para o dia 14 de Junho, em Lisboa.

JCP reafirma solidariedade com povo palestiniano

A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) realizou, no dia 28, uma acção de solidariedade com a juventude e o povo palestinianos, na Ribeira das Naus, em Lisboa. Esta iniciativa foi o culminar de mais de uma centena de acções de contacto com a juventude de todo o País ao longo de dois dias, 27 e...

Encontro pela Paz no sábado, em Setúbal

O Encontro pela Paz, que se realiza já no próximo sábado em Setúbal, culmina num desfile que dará forte expressão pública à luta em defesa da paz e do desarmamento, pela solidariedade e o respeito pelo direito internacional.

CPPC pela dissolução da Nato

O Conselho Português para Paz e Cooperação, em conjunto com outras organizações, promove no dia 14, em Lisboa e no Porto, duas iniciativas públicas pela paz e a dissolução da NATO. A data escolhida coincide com a cimeira que aquele bloco político-militar realiza em Bruxelas.