Bloqueio a Cuba agrava resposta à pandemia
Está em curso uma campanha de solidariedade com o povo cubano, lançada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba, em parceria com outras associações, sob o lema A solidariedade salva vidas. O objectivo é o envio de 10 milhões de seringas para serem utilizadas na vacinação contra a COVID-19. Até ao momento, a adesão significativa à campanha já tornaria possível a aquisição de mais de 100 mil seringas.
As medidas aplicadas por Cuba no combate e na contenção da pandemia têm-se saldado como um dos melhores exemplos a nível internacional e, até agora, estão já desenvolvidas cinco vacinas contra o novo coronavírus, prontas a serem administradas. No entanto, o bloqueio imperialista à ilha continua a acarretar várias dificuldades na obtenção de equipamentos e bens prioritários às suas necessidades. Desta vez, é a falta de seringas e as dificuldades da sua aquisição no exterior que separa o povo cubano da vacinação massiva contra a COVID-19.
Precisamente contra o bloqueio norte-americano contra Cuba a associação promoveu no domingo uma caravana automóvel em Lisboa.