JCP reafirma solidariedade com povo palestiniano
A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) realizou, no dia 28, uma acção de solidariedade com a juventude e o povo palestinianos, na Ribeira das Naus, em Lisboa. Esta iniciativa foi o culminar de mais de uma centena de acções de contacto com a juventude de todo o País ao longo de dois dias, 27 e 28 de Maio, em que se procurou esclarecer os jovens acerca da ocupação da Palestina e da resistência do seu povo.
A acção da JCP na Ribeira das Naus contou com a leitura de dois poemas de autores árabes, que exemplificaram a dramática situação vivida pelo povo palestiniano ao longo de décadas e, em simultâneo, o seu exemplo heróico de resistência.
«Não é uma guerra entre dois estados com iguais responsabilidades, trata-se de uma agressão direccionada a um povo», afirmou Gonçalo Francisco, membro da Comissão Política da JCP, que interveio na iniciativa.
«A violência sionista na Palestina e em todo o Médio Oriente é também inseparável da conivência dos EUA e da UE, que têm assumido uma postura complacente perante a sistemática agressão e violação do direito internacional por parte de Israel», sublinhou também o dirigente.
Nas iniciativas realizadas, tal como em momentos anteriores, a JCP exige, entre outras medidas, o fim dos colonatos israelitas e do bloqueio a Gaza; a libertação dos presos políticos; a criação do Estado da Palestina, dentro das fronteiras de 1967, com capital em Jerusalém Oriental de acordo com as resoluções da ONU; e o respeito pelo direito de regresso dos refugiados palestinianos.