Clara Abrantes para recuperar a Câmara Municipal de Peniche
Clara Abrantes, 58 anos, enfermeira no Centro de Saúde de Peniche, foi apresentada publicamente, no passado dia 22, como a candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Peniche (CMP).
A CDU deixou múltiplos projectos, planeados e em execução
A candidatura de Clara Abrantes à CMP personifica avontade da CDU de, após quatro anos de estagnação e imobilidade, recuperar a presidência do município e retomar o curso de afirmação do concelho de Peniche no plano nacional e internacional, desenvolvimento económico, criação de emprego, inovação, aposta nas áreas da saúde, educação, apoio social, desporto e associativismo, descentralização e envolvimento das populações das diferentes freguesias nas principais decisões estruturantes do concelho.
Entre 2009 e 2017, a candidata foi vereadora na autarquia entre 2009 e 2017. Segundo a CDU, os seus mandatos ficaram marcados por «uma profunda sensibilidade social e por obra concreta nesse e noutros campos». Destaque, a título de exemplo, para o Desenvolvimento de Animação Comunitária, com acções promotoras de coesão social, com um forte envolvimento dos parceiros de todos os sectores (saúde, educação, forças de segurança e protecção social) e numa Gestão de Proximidade, com um trabalho de grande atenção e de proximidade à população numa situação mais fragilizada: famílias em situação de carência económica, pessoas idosas, pessoas com deficiência, crianças negligenciadas ou outras pessoas com necessidade especial de apoio.
«Clara Abrantes é um dos principais rostos do que melhor se fez em Peniche nas áreas da Política Social de Habitação, Intervenção e Capacitação Comunitária, apoio à população idosa, estímulo e apoio ao associativismo (nomeadamente com a implementação da Carta Local do Associativismo), dinamização das políticas de juventude, apoio à criação de emprego, entre várias outras obras e projectos a que sempre se dedicou», destaca a CDU.
GCEEP sem estratégia
Na sua apresentação pública, Clara Abrantes lembrou que «os últimos quatro anos deixaram muito a desejar», com o Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche (GCEEP) a destacar-se pela «ausência de estratégia clara de desenvolvimento, mal disfarçada com pequenos sucessos que, de todo, não escondem que este mandato autárquico tem estado muito aquém das promessas feitas à população de Peniche». Deu ainda a conhecer que há quatro anos, a CDU deixou «múltiplos projectos, planeados e em execução, nas mais diversas áreas: habitação social, ambiental, acessibilidades, saúde, cultura, com o devido suporte financeiro, num montante de investimento de cerca de 22 milhões de euros».
No Edifício Cultural do município foram ainda revelados os primeiros candidatos às juntas de freguesia de Atouguia da Baleia e de Serra D' El Rei, respectivamente Tiago Vala e Jorge Amador.