Cuba: socialismo como a única opção de desenvolvimento
Começa amanhã, 16, e decorre até segunda-feira, 19, em Havana, o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba. Num país que resiste e enfrenta 60 anos de um criminoso bloqueio imposto pelos EUA, este será o Congresso da continuidade histórica da Revolução Cubana.
VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba de 16 a 19 de Abril
Além da superação dos problemas sanitários, económicos e sociais causados pela pandemia de COVID-19, o principal fórum dos comunistas cubanos centrará as suas atenções na avaliação dos problemas centrais do presente e do futuro, tais como a actualização do conceito do modelo económico e social cubano de desenvolvimento socialista ou os resultados alcançados na implementação da política económica e social.
Analisará também o funcionamento do Partido, a sua ligação às massas e a sua actividade ideológica, e apreciará a situação relativa à política de quadros partidária, à União de Jovens Comunistas, às organizações de massas e ao governo.
Para a sua estratégia de resistência e desenvolvimento, o PCC conta com «uma vasta experiência de luta na construção do socialismo como única opção de desenvolvimento e com o exemplo imperecível do Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz», sublinha a convocatória do Congresso, elaborada pelo Comité Central do Partido Comunista de Cuba.
Os comunistas cubanos estão confiantes: «O VIII Congresso do Partido (…) será de todo o povo. Como em Girón, 60 anos depois, frente ao império que nunca nos conseguirá dobrar, e face a dificuldades presentes e futuras, por poderosas que sejam, uma vez mais proclamaremos perante o mundo a nossa convicção irredutível de vitória».