Cuba: socialismo como a única opção de desenvolvimento

Começa amanhã, 16, e decorre até segunda-feira, 19, em Havana, o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba. Num país que resiste e enfrenta 60 anos de um criminoso bloqueio imposto pelos EUA, este será o Congresso da continuidade histórica da Revolução Cubana.

VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba de 16 a 19 de Abril

Além da superação dos problemas sanitários, económicos e sociais causados pela pandemia de COVID-19, o principal fórum dos comunistas cubanos centrará as suas atenções na avaliação dos problemas centrais do presente e do futuro, tais como a actualização do conceito do modelo económico e social cubano de desenvolvimento socialista ou os resultados alcançados na implementação da política económica e social.

Analisará também o funcionamento do Partido, a sua ligação às massas e a sua actividade ideológica, e apreciará a situação relativa à política de quadros partidária, à União de Jovens Comunistas, às organizações de massas e ao governo.

Para a sua estratégia de resistência e desenvolvimento, o PCC conta com «uma vasta experiência de luta na construção do socialismo como única opção de desenvolvimento e com o exemplo imperecível do Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz», sublinha a convocatória do Congresso, elaborada pelo Comité Central do Partido Comunista de Cuba.

Os comunistas cubanos estão confiantes: «O VIII Congresso do Partido (…) será de todo o povo. Como em Girón, 60 anos depois, frente ao império que nunca nos conseguirá dobrar, e face a dificuldades presentes e futuras, por poderosas que sejam, uma vez mais proclamaremos perante o mundo a nossa convicção irredutível de vitória».




Mais artigos de: Internacional

Venezuela mantém tropas na fronteira com Colômbia

Continua a situação tensa em La Victoria, no Estado de Apure, na Venezuela, junto à fronteira com a Colômbia. Depois de um ataque de narco-mercenários colombianos, a Força Armada Nacional da República Bolivariana da Venezuela interveio na zona, garantindo a tranquilidade dos habitantes.

Brasil foi cúmplice dos EUA no golpe militar no Chile

Documentos confidenciais da CIA (Agência Central de Inteligência) agora desclassificados confirmam que a ditadura militar brasileira planeou juntamente com o presidente Richard Nixon, dos Estados Unidos da América, o golpe de Estado contra Salvador Allende, no Chile, em 1973. Os documentos, desclassificados pelo Arquivo...

Resultados eleitorais no Equador e no Peru

No Equador, realizou-se no domingo, 11, a segunda volta das eleições presidenciais, entre Andrés Arauz, candidato da União pela Esperança (UNES), integrada pelo movimento Revolução Cidadã e pelo Partido Comunista do Equador, entre outras forças políticas e sociais, e Guillermo Lasso, do movimento de direita Criando...

Moçambique: defesa e soberania

Discursando na Praça dos Heróis, em Maputo, no Dia da Mulher Moçambicana, 7 de Abril, o presidente da FRELIMO e da República de Moçambique, Filipe Nyusi, abordou a situação na província de Cabo Delgado. No dia 24 de Março, «os terroristas irromperam pela vila sede do distrito de Palma com disparos, abrindo fogo contra...