Pôr a Caixa ao serviço das famílias e da economia

Foi in­vi­a­bi­li­zado no Par­la­mento por PS, PSD, CDS, IL e Chega (todas as ou­tras forças po­lí­ticas e de­pu­tados vo­taram fa­vo­ra­vel­mente) o pro­jecto de re­so­lução do PCP que re­co­men­dava ao Go­verno o in­cre­mento de ori­en­ta­ções com vista a pôr a Caixa Geral de De­pó­sitos (CGD) ao ser­viço da eco­nomia na­ci­onal e do País.

Esta era uma ini­ci­a­tiva que vi­sava levar o Go­verno, en­quanto ac­ci­o­nista único da Caixa, a in­tervir junto desta para que seja posto termo ao fecho de bal­cões e ga­ran­tida uma po­lí­tica de pro­xi­mi­dade e de acesso da po­pu­lação a ser­viços ban­cá­rios, «po­ten­ci­ando assim a sua quota de mer­cado».

Ao Exe­cu­tivo do PS era igual­mente su­ge­rido que as­su­misse como ori­en­tação para a CGD uma po­lí­tica va­lo­ra­tiva dos seus tra­ba­lha­dores e que pu­sesse fim a «prá­ticas la­bo­rais ina­cei­tá­veis», como seja a pressão para «im­pingir a pré-re­forma ou as res­ci­sões de mútuo acordo».

Note-se que o en­cer­ra­mento de de­zenas de bal­cões de­gradou o ser­viço pres­tado pelo banco pú­blico e pre­ju­dicou gra­ve­mente as po­pu­la­ções, pri­vando-as do acesso de pro­xi­mi­dade a uma ins­ti­tuição como é a Caixa Geral de De­pó­sitos, cujo papel é re­co­nhe­ci­da­mente da maior im­por­tância para o País.

A Caixa é hoje o único banco pú­blico, e pra­ti­ca­mente o único grande banco de ca­rácter na­ci­onal, de­pois de toda a banca pri­vada ter sido in­cor­po­rada em grupos ban­queiros in­ter­na­ci­o­nais, so­bre­tudo de ca­pital es­pa­nhol, in­clu­sive bancos que foram in­ter­ven­ci­o­nados com re­cursos pú­blicos.



Mais artigos de: Assembleia da República

Vacina é bem público e tem de estar ao serviço da Humanidade

Não passou na AR a pro­posta do PCP para que o Go­verno di­ver­si­fique a aqui­sição de va­cinas, única forma de col­matar os atrasos no pro­cesso de va­ci­nação em curso. Os di­tames da UE fa­laram mais alto do que a saúde dos por­tu­gueses.

Valorizar o trabalho científico e meter travão à precariedade

A ins­ta­bi­li­dade e a au­sência de uma po­lí­tica de efec­tiva va­lo­ri­zação con­ti­nuam a marcar o quo­ti­diano dos tra­ba­lha­dores ci­en­tí­ficos e bol­seiros. Pro­blemas que ti­nham so­lução em dois di­plomas do PCP, mas que não vin­garam na AR.

Alienação de barragens da EDP

A recomendação proposta pelo PCP para que o Governo cancelasse o negócio da venda de barragens concessionadas pelo Estado à EDP e salvaguardasse o interesse nacional foi chumbada, faz hoje uma semana, 8, no Parlamento, por PS, PSD e CDS, com as abstenções de Chega e IL. O projecto de resolução instava ainda o Executivo a...