O Futuro tem Partido
Capitalismo é injustiça, desigualdade, exploração
O capitalismo, pela sua natureza, é incapaz de resolver os principais problemas da Humanidade. Pelo contrário, é responsável pelo seu agravamento, como a presente situação tão bem revela: o desemprego e a pobreza de milhões contrastam com a multiplicação das fortunas de um punhado de milionários; os avanços científicos e tecnológicos (desde logo as vacinas contra a COVID-19) não negados a uma grande parte da Humanidade; os serviços de saúde, golpeados por ofensivas privatizadoras, não respondem às necessidades. É assim o capitalismo: explorador, opressor, agressivo, predador.
Impõe-se a edificação de outra organização social, mais avançada, livre da exploração e da opressão – o socialismo. É por ele que o Partido Comunista Português se bate há 100 anos, encontrando em cada momento histórico as soluções mais ajustadas à sua concretização.
Democracia e socialismo
Nas condições actuais do País e do mundo, o caminho para o socialismo em Portugal passa pela luta por uma democracia avançada, simultaneamente política, económica, social e cultural, com cinco componentes ou objectivos fundamentais:
1.º – um regime de liberdade no qual o povo decida do seu destino e um Estado democrático, representativo e participado;
2.º – um desenvolvimento económico assente numa economia mista, dinâmica, liberta do domínio dos monopólios, ao serviço do povo e do País;
3.º – uma política social que garanta a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo;
4.º – uma política cultural que assegure o acesso generalizado à livre criação e fruição culturais;
5.º – uma pátria independente e soberana com uma política de paz, amizade e cooperação com todos os povos.
Este é um projecto de sociedade inteiramente correspondente aos interesses dos trabalhadores e demais classes e camadas antimonopolistas, que representam a esmagadora maioria da população. A luta de massas e o reforço do PCP são condições indispensáveis à sua concretização.
Projecto exaltante
É à realização deste exaltante projecto que os comunistas dedicam o melhor das suas energias e capacidades. Por ele, resistem e prosseguem a luta, sejam quais forem as condições em que intervêm e as provas a que sejam sujeitos: da mais violenta repressão à discriminação e à calúnia.
Pelo seu projecto e objectivos, pela forma como se organiza e intervém, o PCP distingue-se das demais forças políticas. A identificação com os sonhos, as reivindicações e aspirações juvenis, os seus ideais da liberdade, justiça, paz, solidariedade e fraternidade, fazem do PCP o partido da juventude. O PCP é imprescindível e decisivo na luta pelos direitos, pela melhoria das condições de vida, pelo progresso social, pela democracia avançada e o socialismo.