Loures aprova requalificação da Frente Ribeirinha do Tejo

INTERVIR A Assembleia Municipal (AM) de Loures aprovou o processo de financiamento para a obra de requalificação da Frente Ribeirinha do Tejo, que terá um investimento de seis milhões de euros.

Passo importante para a requalificação do território

No dia 11 de Fevereiro, foi aprovada a proposta de financiamento, por via de empréstimo bancário, de um investimento de seis milhões de euros na Frente Ribeirinha das freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e a sua ligação à Foz do Trancão.

Esta decisão confirma a autorização que a AM já havia dado à Câmara Municipal em Dezembro de 2020 para as negociações e consultas necessárias junto das instituições de crédito. O financiamento agora aprovado permite ainda ao município beneficiar de uma comparticipação para esta obra de um milhão e 800 mil euros de fundos comunitários.

A construção deste percurso ciclável e pedonal, que unirá Vila Franca de Xira a Lisboa, é a concretização de uma antiga aspiração das populações da Zona Oriental de Loures, que há muito desejam ver restabelecida a possibilidade de fruição da frente do Tejo.

Em nota de imprensa, a CDU congratula-se com esta decisão que significa «um passo importante para a requalificação deste território, para a abertura de possibilidades de criação de novas vivências e actividades compatíveis com o equilíbrio ambiental, mas também porque este projecto responde a um consenso há muito existente nestas freguesias».

A proposta teve os votos favoráveis da CDU, BE, CDS e PAN, a abstenção do PSD e PPM e o voto contra do PS.

Aprovado Suplemento
de Penosidade e Insalubridade

A Câmara Municipal de Loures aprovou, no dia 10 de Fevereiro, a efectivação da atribuição do Suplemento de Penosidade e Insalubridade aos trabalhadores da autarquia e dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), que se enquadram no horizonte aberto pela norma constante no Orçamento do Estado que permite esta valorização.

Para o município, «a presente situação pandémica tornou evidente o carácter essencial e decisivo para a qualidade de vida das populações da actividade destes trabalhadores, alargando o consenso social no reconhecimento dos mesmos e da imperiosa necessidade de estes verem reflectidas em decisões concretas de valorização o seu trabalho».

A intervenção do PCP foi determinante, no âmbito da negociação do Orçamento do Estado para 2021, para a consagração desta possibilidade.

Apelo à Segurança Social
Na mesma reunião, a autarquia instou o Instituto da Segurança Social e o Governo a, de forma urgente, prever uma linha de apoio extraordinária a fundo perdido às instituições que têm respostas sociais suspensas de forma a compensar as perdas financeiras que terão, como consequência dos descontos obrigatórios nas mensalidades e por incapacidade económica dos pais e encarregados de educação. Devem ainda manter o pagamento integral das mensalidades das crianças abrangidas pela gratuitidade destas respostas sociais.

Em 2020, o município atribuiu um apoio financeiro extraordinário no valor de 330 mil euros às instituições sociais que trabalham na área da infância, para ajudar a suportar os descontos efectuados às famílias e as mensalidades que acabaram por não ser pagas.




Mais artigos de: Nacional

CDU lança campanha em defesa da água pública

AMBIENTE «Erros, desculpas, tarifas, mentiras. Basta» é o lema da campanha que a CDU está a promover para reverter a criação da empresa Águas do Alto Minho e devolver a gestão das redes de água e saneamento aos municípios da região.

MDM assinala 14 anos da aprovação da IVG

IGUALDADE Na passagem dos 14 anos da aprovação, através de um referendo, da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) destacou o trabalho dos profissionais de saúde para garantir esse direito.

PEV quer reforçar o combate à violência doméstica

Na véspera do «Dia dos Namorados», o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) entregou um projecto de resolução onde recomenda ao Governo que apresente um relatório à Assembleia da República, num prazo de 120 dias, que detalhe a forma como a violência doméstica é abordada em meio escolar, nos...

«Branqueamento» das contas públicas em Almada

Os eleitos da CDU na Câmara de Almada (CMA) solicitaram esclarecimentos sobre uma aplicação financeira de 20 milhões de euros, realizada pelo município no final de Dezembro de 2020. Pretendia-se saber a data da constituição da aplicação, o banco junto do qual foi contratado, o prazo de vigência e a taxa de juro. Em...

PS chumba reforço de meios e recursos para a USP do ACES Loures-Odivelas

A maioria PS na Câmara Municipal de Odivelas chumbou uma moção, apresentada pelos vereadores da CDU, onde se solicitava o reforço dos meios e recursos da Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Loures-Odivelas para o combate à COVID-19. «O município de Odivelas e os odivelenses não...

Litoral Alentejano exige «rapidez na execução» de projectos da ferrovia e rodovia

Os autarcas dos cinco municípios do Litoral Alentejano manifestaram preocupação com os atrasos dos investimentos nas ligações ferroviárias e rodoviárias na região e exigiram ao Governo «rapidez na execução dos projectos». «A segurança das populações e o desenvolvimento económico dos concelhos não podem ser afectados...

Porto aprova revisão das tarifas de água

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, 15, com os votos contra do grupo municipal «Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido», uma proposta da CDU para que a Câmara Municipal (CMP) adopte as medidas necessárias para a revisão das tarifas do serviço de abastecimento e saneamento de águas residuais que «se...