Solidariedade com a luta das mulheres da Polónia e da Eslováquia

Dezenas de mulheres portuguesas subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade com a luta das mulheres da Polónia e da Eslováquia, em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos.

O texto recorda que «As mulheres portuguesas, na sua luta pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez, receberam manifestações de solidariedade de mulheres de variados países. Essa iniciativa de muitas personalidades e organizações, que com grande empenho e generosidade se associaram à conquista deste direito em Portugal, foi muito importante».

Num momento em que «os direitos sexuais e reprodutivos estão a sofrer retrocessos em alguns países europeus, como na Eslováquia ou na Polónia, onde se registam tentativas de limitar, ainda mais, a interrupção voluntária da gravidez. Salienta-se no texto, «nós, mulheres portuguesas abaixo-assinadas, expressamos a nossa solidariedade com a luta das mulheres nestes países, conscientes de que estes retrocessos legislativos, em matéria de interrupção voluntária da gravidez, atentam contra a salvaguarda da saúde, dos direitos e da dignidade das mulheres, com riscos acrescidos para as mulheres das camadas mais desfavorecidas social e economicamente».

A primeira subscritora do abaixo-assinado é Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu e coordenadora do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) na Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Género.

Solidárias mostraram-se dezenas de outras mulheres portuguesas – operárias, sindicalistas, deputadas, autarcas, ecologistas, escritoras, professoras, investigadoras, sociólogas, economistas, historiadoras, juristas, arquitectas, engenheiras, médicas, músicas, ilustradoras, actrizes, dirigentes da CGTP-IN, do Movimento Democrático de Mulheres, da Associação dos Bolseiros Investigação Científica, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, da Associação O Ninho – ver em: https://www.pcp.pt/direitos-sexuais-reprodutivos-solidariedade-com-luta-das-mulheres-da-polonia-da-eslovaquia.




Mais artigos de: Europa

Rússia e EUA anunciam prorrogação do tratado START-III

ACORDO Rússia e EUA acordaram, depois de uma conversa telefónica entre os presidentes Vladimir Putin e Joe Biden, em prorrogar por cinco anos o Tratado de Redução e Limitação de Armas Estratégicas Ofensivas (Start-III).

A refinaria de Matosinhos e a soberania energética

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, os ministros portugueses têm apresentado junto das diferentes comissões parlamentares do Parlamento Europeu as principais prioridades para este semestre. Na semana passada, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes (JMF), foi à...