Solidariedade com a luta das mulheres da Polónia e da Eslováquia
Dezenas de mulheres portuguesas subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade com a luta das mulheres da Polónia e da Eslováquia, em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos.
O texto recorda que «As mulheres portuguesas, na sua luta pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez, receberam manifestações de solidariedade de mulheres de variados países. Essa iniciativa de muitas personalidades e organizações, que com grande empenho e generosidade se associaram à conquista deste direito em Portugal, foi muito importante».
Num momento em que «os direitos sexuais e reprodutivos estão a sofrer retrocessos em alguns países europeus, como na Eslováquia ou na Polónia, onde se registam tentativas de limitar, ainda mais, a interrupção voluntária da gravidez. Salienta-se no texto, «nós, mulheres portuguesas abaixo-assinadas, expressamos a nossa solidariedade com a luta das mulheres nestes países, conscientes de que estes retrocessos legislativos, em matéria de interrupção voluntária da gravidez, atentam contra a salvaguarda da saúde, dos direitos e da dignidade das mulheres, com riscos acrescidos para as mulheres das camadas mais desfavorecidas social e economicamente».
A primeira subscritora do abaixo-assinado é Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu e coordenadora do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) na Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Género.
Solidárias mostraram-se dezenas de outras mulheres portuguesas – operárias, sindicalistas, deputadas, autarcas, ecologistas, escritoras, professoras, investigadoras, sociólogas, economistas, historiadoras, juristas, arquitectas, engenheiras, médicas, músicas, ilustradoras, actrizes, dirigentes da CGTP-IN, do Movimento Democrático de Mulheres, da Associação dos Bolseiros Investigação Científica, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, da Associação O Ninho – ver em: https://www.pcp.pt/direitos-sexuais-reprodutivos-solidariedade-com-luta-das-mulheres-da-polonia-da-eslovaquia.