Livro 100 anos de luta é apresentado no dia 4

CENTENÁRIO O PCP e a Editorial Avante! apresentam, no próximo dia 4 de Fevereiro, em Lisboa, o livro 100 anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo, com a participação de Jerónimo de Sousa.

O livro é constituído por 37 capítulos, cronológicos e temáticos

«Dando continuidade às melhores tradições de luta e às realizações progressistas e revolucionárias do povo português através da sua história, com um exaltante património de intervenção e de luta ao longo de 100 anos, inteiramente posto ao serviço do povo e da pátria, portador do ideal e do projecto comunistas, o PCP é um partido necessário, indispensável e insubstituível na luta pela liberdade, a democracia e o socialismo.»

(da Resolução do Comité Central do PCP sobre o Centenário do Partido Comunista Português)

 

A sessão pública, integrada no programa das comemorações do Centenário do PCP, cuja edição do livro é um dos elementos centrais, realiza-se na Casa do Alentejo às 18 horas. O livro 100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo, agora editado pelas Edições Avante!, constitui um importante documento de registo de alguns momentos e acontecimentos marcantes da vida do PCP e da sua história e onde também se assinalam traços específicos de caracterização das múltiplas dimensões da sua intensa intervenção.

Não foi possível, naturalmente, incluir nela todos os elementos da luta popular e da história do PCP ao longo de 100 anos. Houve necessidade de seleccionar documentos e momentos que, embora não resultando de um levantamento definitivo, representam um valioso e significativo contributo para o conhecimento desse riquíssimo período da nossa história nacional.

Nesta obra, constituída por 15 capítulos cronológicos, 21 capítulos temáticos e um capítulo final de síntese – intitulado O futuro tem Partido – optou-se por uma periodização balizada por acontecimentos marcantes na vida do PCP, entre 1921 e 2021.

Acompanhado por um alargado conjunto de imagens (cerca de 50% da obra), algumas das quais inéditas e/ou de grande formato, o texto procura, ao longo dos 37 capítulos, descrever, relacionar e analisar momentos, documentos e acontecimentos da vida do PCP de modo a contribuir para o conhecimento, compreensão e divulgação de elementos significativos da sua formação, organização e intervenção ao longo de 100 anos ao serviço do povo e da pátria, pela democracia e o socialismo.

Na abordagem, quer cronológica quer temática, adoptou-se os critérios que presidiram à elaboração da obra editada aquando do 60.º aniversário do PCP, incluindo uma síntese do texto referente ao período de 1921 a 1981.

De qualquer modo, não se trata de fazer a história do PCP. Trata-se, isso sim, de uma compilação de elementos significativos da história do PCP, indissociável da luta dos trabalhadores e do povo português e da afirmação do seu ideal e projecto.






Mais artigos de: PCP

O 18 de Janeiro de 1934 e a resistência operária

A greve geral insurreccional de 18 de Janeiro de 1934 foi a reacção operária à entrada em vigor do Estatuto do Trabalho Nacional, legislação semelhante à Carta Del Lavoro de Mussolini com que o fascismo pretendia extinguir o sindicalismo livre e impôr em Portugal o modelo corporativo. O derrube da ditadura figurava como...

Emergência é reforçar o SNS

«Mais do que estados de emergência, o que se impõe são medidas como o reforço do Serviço Nacional de Saúde, para acudir a situações como as [que estão a ocorrer] nos lares de idosos e para concretizar os mecanismos de apoio social», considerou Jerónimo de Sousa no final da reunião com o primeiro-ministro. Em declarações...

PCP exige reposição de transportes na Madeira

O deputado regional e dirigente do PCP Ricardo Lume visitou, segunda-feira, o concelho de São Vicente e exigiu a reposição de carreiras na costa norte da ilha. Isto porque, a pretexto do surto epidémico, foi reduzida a frequência daquelas e alteradas rotas, deixando várias localidades e...