Eleições locais em Cabo Verde: PAICV avança e recupera Praia

O Par­tido Afri­cano da In­de­pen­dência de Cabo Verde (PAICV) ga­nhou a mai­oria em oito mu­ni­cí­pios do país, in­cluindo o da ca­pital, Praia, nas elei­ções au­tár­quicas re­a­li­zadas no do­mingo, 25. No man­dato que cessa, o PAICV geria apenas duas câ­maras mu­ni­ci­pais.

O Mo­vi­mento para a De­mo­cracia (MpD), que go­verna Cabo Verde, con­tinua, apesar do recuo, a ser o maior par­tido au­tár­quico, tendo ven­cido em 14 dos 22 mu­ni­cí­pios.

O PAICV, além da Praia – o maior cír­culo elei­toral do país, que era go­ver­nado pelo MpD há 12 anos –, con­quistou as câ­maras de São Fi­lipe (Fogo), Tar­rafal, São Do­mingos e Ri­beira Grande (San­tiago) e Bo­a­vista, tendo man­tido as duas au­tar­quias que já de­tinha, as de Santa Cruz (San­tiago) e Mos­teiros (Fogo).

Estas oi­tavas elei­ções mu­ni­ci­pais em Cabo Verde re­gis­taram uma taxa de abs­tenção de 41,6%. Es­tavam ins­critos 337.083 elei­tores em todo o ar­qui­pé­lago, um au­mento de 34.073 elei­tores (mais 11%) face às elei­ções lo­cais an­te­ri­ores, em 2016.

O ciclo elei­toral que se ini­ciou em Cabo Verde vai pro­longar-se por um ano, com elei­ções le­gis­la­tivas em Março e pre­si­den­ciais no se­gundo se­mestre de 2021.

PCP saúda PAICV
por avanços nas elei­ções

Na sequência das elei­ções au­tár­quicas em Cabo Verde, re­a­li­zadas no dia 25, o PCP saudou o PAICV pelos re­sul­tados al­can­çados, no­me­a­da­mente com a con­quista de um maior nú­mero de au­tar­quias lo­cais, in­cluindo a Câ­mara Mu­ni­cipal da Praia.

Na sua men­sagem, o PCP de­sejou os me­lhores su­cessos ao PAICV na sua in­ter­venção au­tár­quica em prol da me­lhoria das con­di­ções de vida das po­pu­la­ções, con­tri­buindo para a efec­ti­vação dos di­reitos e le­gí­timos an­seios dos tra­ba­lha­dores e povo cabo-ver­diano, e ex­pressou a von­tade de con­ti­nuar e de­sen­volver as re­la­ções bi­la­te­rais entre os dois par­tidos em prol do in­te­resse dos dois povos e países.




Mais artigos de: Internacional

Chilenos confirmaram nas urnas exigências populares de mudança

VITÓRIA Por mai­oria es­ma­ga­dora, o re­fe­rendo no Chile aprovou a ela­bo­ração de uma nova Cons­ti­tuição e a eleição dos cons­ti­tuintes. Foi uma grande vi­tória do mo­vi­mento po­pular de­sen­ca­deado há um ano por um Chile digno e justo.

MAS prepara recuperação da Bolívia

O presidente eleito da Bolívia, Luís Arce, é empossado a 8 de Novembro na Assembleia Legislativa Plurinacional, em La Paz, anunciou a líder do Senado, Eva Copa. O Tribunal Supremo Eleitoral proclamou no dia 23 os resultados oficiais, formalizando a vitória nas eleições presidenciais dos candidatos do Movimento ao...

O Supremo e os supremacistas

Na segunda-feira, Amy Coney Barrett prestou juramento nos jardins da Casa Branca como juíza do Supremo Tribunal. No mesmo dia, o mais alto órgão judicial dos EUA, em que agora reina uma confortável maioria de juízes trumpistas, pronunciou-se contra a contagem antecipada dos votos por...