Eleições locais em Cabo Verde: PAICV avança e recupera Praia
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ganhou a maioria em oito municípios do país, incluindo o da capital, Praia, nas eleições autárquicas realizadas no domingo, 25. No mandato que cessa, o PAICV geria apenas duas câmaras municipais.
O Movimento para a Democracia (MpD), que governa Cabo Verde, continua, apesar do recuo, a ser o maior partido autárquico, tendo vencido em 14 dos 22 municípios.
O PAICV, além da Praia – o maior círculo eleitoral do país, que era governado pelo MpD há 12 anos –, conquistou as câmaras de São Filipe (Fogo), Tarrafal, São Domingos e Ribeira Grande (Santiago) e Boavista, tendo mantido as duas autarquias que já detinha, as de Santa Cruz (Santiago) e Mosteiros (Fogo).
Estas oitavas eleições municipais em Cabo Verde registaram uma taxa de abstenção de 41,6%. Estavam inscritos 337.083 eleitores em todo o arquipélago, um aumento de 34.073 eleitores (mais 11%) face às eleições locais anteriores, em 2016.
O ciclo eleitoral que se iniciou em Cabo Verde vai prolongar-se por um ano, com eleições legislativas em Março e presidenciais no segundo semestre de 2021.
PCP saúda PAICV
por avanços nas eleições
Na sequência das eleições autárquicas em Cabo Verde, realizadas no dia 25, o PCP saudou o PAICV pelos resultados alcançados, nomeadamente com a conquista de um maior número de autarquias locais, incluindo a Câmara Municipal da Praia.
Na sua mensagem, o PCP desejou os melhores sucessos ao PAICV na sua intervenção autárquica em prol da melhoria das condições de vida das populações, contribuindo para a efectivação dos direitos e legítimos anseios dos trabalhadores e povo cabo-verdiano, e expressou a vontade de continuar e desenvolver as relações bilaterais entre os dois partidos em prol do interesse dos dois povos e países.