Cuba adere a tratado de amizade com países do Sudeste Asiático

COOPERAÇÃO A Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN) aprovou a adesão de Cuba ao Tratado de Amizade e Cooperação da organização. A medida abre novas áreas de cooperação entre o Sudeste Asiático e Cuba.

Medida vai alargar cooperação entre Cuba e países da ASEAN

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Bruno Rodríguez, congratulou-se, no dia 12, com a adesão do seu país ao Tratado de Amizade e Cooperação da Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN).

Ao mesmo tempo que agradeceu a decisão dos 10 países que formam a ASEAN de aceitar o pedido de adesão de Havana, o governante cubano assegurou que a medida permitirá o aprofundamento dos vínculos com a prestigiada organização e a ampliação das áreas de colaboração com o Sudeste da Ásia.

A adesão foi aprovada durante a 53.ª reunião de ministros das Relações Exteriores da associação, celebrada na semana passada, na modalidade de videoconferência e com Hanói como centro, por o Vietname exercer este ano a presidência rotativa da ASEAN.

O anúncio foi feito pelo vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Vietname, Pham Binh Minh.

A embaixadora cubana em Hanói, Lianys Torres, disse à Prensa Latina que a adesão do país caribenho ao tratado aprofunda a institucionalização das suas relações com a ASEAN e «abre novas áreas de cooperação entre o Sudeste Asiático e Cuba». Com alguns dos países do bloco, Havana mantém relações diplomáticas há 60 anos. «No plano bilateral, temos já cooperado com os países da ASEAN no enfrentamento de desastres naturais e em áreas como educação, saúde, formação de recursos humanos e desporto, entre outras. No âmbito multilateral, temos concertado posições sobre diferentes temas de interesse comum da agenda internacional», lembrou a embaixadora Lianys Torres. E realçou que os membros da ASEAN e esta influente organização regional, juntamente com a imensa maioria da comunidade internacional, têm apoiado invariavelmente a resolução anual da Assembleia geral da ONU que pede o fim do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba.




Mais artigos de: Internacional

Washington agrava relações com Pequim

DIFAMAÇÃO A China deplorou o afã dos Estados Unidos em difamar as forças armadas chinesas com um relatório que desvirtua a estratégia de defesa do país asiático.

Venezuela prepara eleições democráticas e Estados Unidos aplicam novas sanções

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou na segunda-feira, 14, que estão concluídos os cadernos eleitorais tendo em vista as eleições parlamentares de 6 de Dezembro próximo. Foram registados 20 milhões, 710 mil e 421 cidadãos eleitores. A presidente da CNE, Indira Alfonzo, revelou que se cumpriram todas...

China e Índia concordam em reduzir tensões fronteiriças

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Li, e o seu homólogo da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, assinaram no dia 10, em Moscovo, um comunicado conjunto em que expressam a sua vontade de reduzir a tensão em regiões fronteiriças entre os dois países asiáticos. No texto, os dois responsáveis concordam em que «a...

Pós-surrealismo

Esta semana, o jornalista Bob Woodward divulgou vários excertos das gravações das suas conversas com Trump durante o mês de Agosto. O jornalista que ajudou a derrubar Nixon com o seu trabalho no caso Watergate, poderia justificadamente ter esperado que o conteúdo das gravações forçasse a...