Plenário na INCM

«Apesar das diversas manobras do Conselho de Administração», dezenas de trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda reuniram-se em plenário, frente à sede da empresa, em Lisboa, no dia 31 de Julho, e mandataram a Fiequimetal/CGTP-IN e os sindicatos (SITE Norte e SITE CSRA) para proporem formas de luta, caso não mude a posição patronal de recusa de aumentos salariais.

A pretexto da COVID-19, a administração tem vindo a dizer que não pretende aumentar as remunerações do pessoal em 2020 e 2021. A federação e os sindicatos repudiam esta posição e lembram que se trata de uma empresa do sector empresarial do Estado que, nos últimos dez anos, somou lucros superiores a 140 milhões de euros e manteve congelados os salários dos trabalhadores e a sua progressão nas carreiras.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Inatel tem de cumprir AE e negociar salários

LUTA As acções dos últimos dias da «quinzena» da Fesaht/CGTP-IN, na hotelaria e alimentação, mobilizaram trabalhadores da Fundação Inatel, da Risto Rail, do Grupo Pestana Pousadas e da Sector Mais.

Agravamento nos CTT suscita resposta de luta

UNIDADE Com greves em curso em vários locais de trabalho, os sindicatos aprovaram um plano de acção, que inclui uma manifestação em Lisboa, para travarem a acção destruidora da administração dos CTT.

Enfermeiros exigem valorização sem injustiças

PROGRESSÃO Os aplausos ao papel dos profissionais de Saúde não se reflectiram em medidas do Governo para permitir aos enfermeiros a evolução na carreira ou para acabar com a precariedade e discriminações.

Estes mil não docentes fazem falta nas escolas

Lusa A mês e meio de se iniciar um ano lectivo «com exigências muito particulares decorrentes da pandemia e em que não podem existir falhas nos recursos humanos à disposição dos estabelecimentos de educação e ensino da Rede Pública», o Governo «está a despedir mais de mil trabalhadores não...

Petrogal força despedimentos

Com um plano a que cinicamente chamou «social», perante os milhares de milhões de euros pagos nos anos mais recentes aos accionistas, a Petrogal (Grupo Galp Energia) pretende desfazer-se de «pelo menos» 200 trabalhadores, objectivo contestado pela Fiequimetal/CGTP-IN e seus sindicatos desde...

Greve nos Horários do Funchal

No dia 30 de Julho, a greve de 24 horas nos Horários do Funchal registou uma adesão na ordem dos 90 por cento, o que, para além de dar força à reivindicação de integrar na tabela salarial o subsídio de agente único, mostrou que os trabalhadores rejeitaram a imposição de «serviços mínimos» desproporcionais, afirmou a...