China insta EUA a deixar de apostar na belicosidade
A China insistiu que os Estados Unidos devem deixar de apostar na belicosidade e voltar ao caminho do diálogo para fomentar a cooperação nas relações bilaterais, as quais – advertiu – atravessam momentos de grande desafio.
Ao intervir num fórum académico entre ambos os países, o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, colocou a necessidade de trabalhar na mesma direcção, respeitar as regras e leis internacionais e manter negociações na condição de iguais.
Recordou que, ao longo de 41 anos de relações, China e EUA complementaram-se, beneficiaram mutuamente os seus pontos fortes e articularam os respectivos interesses, com um saldo positivo para o desenvolvimento global.
Reafirmou a vontade de Pequim em voltar ao diálogo com Washington de forma a que se resolvam apropriadamente os assuntos em discussão e se promovam os intercâmbios entre os dois países.
Wang Yi, contudo, sublinhou a importância de lidar cuidadosamente com questões consideradas sensíveis para a China e reafirmou a tolerância zero às pressões e ingerências estrangeiras e a total determinação da China em proteger com os meios possíveis a soberania, segurança e interesses do seu desenvolvimento.