Stop Bolsonaro
Dezenas de pessoas reuniram-se no dia 28 na praça do Rossio, Lisboa, numa concentração que contou com várias intervenções e com múltiplas palavras de ordem de protesto e rejeição pela política do actual presidente brasileiro. A iniciativa «Stop Bolsonaro» replicou-se por 50 cidades de 23 países diferentes.
Foi com as máscaras no rosto de todos os manifestantes, mas também com cartazes e faixas que mostravam mensagens como «Bolsonaro Fora» ou «Marielle Presente» que a iniciativa se realizou.
O PCP e a JCP também marcaram presença na iniciativa. Duarte Alves, deputado do PCP na Assembleia da República (AR), afirmou a solidariedade dos comunistas portugueses com o povo brasileiro, com todos os democratas e com todos aqueles que levam por diante a luta no Brasil. «A vossa luta é também a nossa luta», afirmou o deputado. Uma luta pela democracia, contra o capitalismo e o imperialismo.
Kaoe Rodrigues, da JCP, destacou a luta dos estudantes brasileiros contra os cortes do governo de Bolsonaro.
José Luís Ferreira, deputado do PEV na AR, censurou o processo de destruição da Amazónia, dos valores naturais do Brasil e das comunidades indígenas que está em curso. Em representação da CGTP-IN, Fernando Ambrioso também deixou clara a solidariedade da sua estrutura sindical com aquela iniciativa.
A Associação de Amizade Portugal Cuba esteve igualmente presente na iniciativa.