Parlamento pressiona Governo a requalificar escola do Seixal

EDUCAÇÃO No dia 28 de Maio, foi aprovado na Assembleia da República, com os votos contra do PS, um conjunto de projectos de resolução que recomendam ao Governo a requalificação urgente da Escola Básica (EB) Dr. António Augusto Louro.

A luta continua até à realização integral das obras

Os documentos recomendam ao Governo a requalificação da referida escola, nomeadamente a remoção das coberturas que contêm fibras de amianto, no quadro da solicitação da Câmara Municipal do Seixal (CMS), bem como dos paIs, professores e alunos.

Em nota de imprensa de 2 de Junho, a CMS refere que o voto contra do PS nos quatro projectos de resolução demonstra «uma enorme insensibilidade para com a resolução de um problema grave de saúde pública que se arrasta há muitos anos».

«A EB Dr. António Augusto Louro está em funcionamento há quase 30 anos e as actuais instalações padecem de diversas patologias que exigem uma requalificação generalizada do edificado e do espaço de logradouro da escola, sendo mais urgente nas coberturas dos edifícios e dos telheiros, pois contêm fibras de amianto», descreve a autarquia, sublinhando que o Governo «não pode continuar a adiar o investimento nas escolas que são da sua responsabilidade».

No projecto de resolução apresentado pelo PCP – subscrito por Paula Santos, Bruno Dias, Ana Mesquita, Alma Rivera, João Oliveira, António Filipe, Duarte Alves, João Dias, Jerónimo de Sousa e Diana Ferreira – os deputados comunistas salientam, igualmente, que a «falta de resposta» do Governo «configura uma total desresponsabilização pelas suas atribuições e competências na manutenção e conservação do parque escolar e de garantia da segurança de todos aqueles que todos os dias estão na escola». A Comissão Concelhia do Seixal do PCP saudou entretanto «todos que com a sua firmeza, a sua luta, hoje e sempre, em conjunto com a acção e intervenção do PCP, nas ruas e na AR, conquistaram melhores condições na sua escola». «Hoje uma conquista, amanhã a continuação da luta até que se proceda à obra de requalificação e remoção das coberturas que contém amianto na EB de 2.º e 3.º ciclos Dr. António Augusto Louro», destacaram os comunistas.

Também a Juventude Comunista Portuguesa se pronunciou sobre os projectos aprovados, particularmente o do PCP. «A luta continua até à realização integral das obras», salientaram os jovens comunistas.

Investir na Escola Pública

Ao contrário do Governo, a CMS está a realizar um significativo investimento na valorização da Escola Pública que está à sua responsabilidade, seja ao nível dos equipamentos escolares ou dos espaços exteriores, ainda mais tendo em consideração as actuais circunstâncias relacionadas com a pandemia.

Este investimento da autarquia é superior a oito milhões de euros, estando incluída a substituição de coberturas com fibrocimento em 14 escolas básicas de 1.º ciclo e pré-escolar, tendo já concluída uma escola e estando mais cinco em fase de adjudicação.

PEV propõe retirada de amianto das escolas

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) entregou na Assembleia da República, no dia 2 de Junho, um projecto de resolução onde recomenda ao Governo que aproveite o período em que as escolas se encontram encerradas, devido à necessidade de prevenção, contenção e tratamento da COVID-19, para se concretizarem intervenções necessárias de remoção de amianto em edifícios escolares.

No documento é referido o pacote de 111 milhões de euros, anunciado pelo Governo, para remover amianto em escolas, no ano de 2020, e um procedimento simplificado para promover essas intervenções. «Pena é que se continue sem saber, exactamente, a totalidade dos estabelecimentos de ensino de que estamos a falar em concreto, e quando, efectivamente, é que se prevê completar a remoção de amianto onde ela é necessária», lamenta o PEV.

 



Mais artigos de: Nacional

CNA debate propostas do Governo para a Agricultura

CRISE No dia 27 de Maio, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) promoveu um debate online intitulado «As propostas do Governo para a Agricultura serão as que a Lavoura e o País precisam?».

Acções em Lisboa e no Porto de apoio ao povo dos EUA

SOLIDARIEDADE Sob o lema «Pela justiça e a igualdade social», o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) vai promover, hoje, 9 de Maio, no Porto e em Lisboa, actos públicos de «solidariedade com o povo dos EUA».

JCP dá «Voz aos estudantes» e prepara Festa do Avante!

A Direcção Nacional (DN) da JCP esteve reunida, no dia 30 de Maio, na Sociedade de Instrução e Beneficência «A Voz do Operário», em Lisboa, tendo debatido o desenvolvimento da situação política na vida da juventude, designadamente os impacto do surto epidémico COVID-19. «Entre as camadas da população mais afectadas pelo...

Palestina vencerá

Na sexta-feira, frente a Embaixada de Israel, a JCP promoveu uma acção de solidariedade com o povo da Palestina, denunciando a intenção do governo de coligação israelita de anexar cerca de um terço do território palestiniano da Margem Ocidental, um criminoso atentado ao inalienável direito do...