JCP dá «Voz aos estudantes» e prepara Festa do Avante!

A Direcção Nacional (DN) da JCP esteve reunida, no dia 30 de Maio, na Sociedade de Instrução e Beneficência «A Voz do Operário», em Lisboa, tendo debatido o desenvolvimento da situação política na vida da juventude, designadamente os impacto do surto epidémico COVID-19.

«Entre as camadas da população mais afectadas pelo vírus encontra-se a juventude. Desde logo, os milhares de jovens trabalhadores que, sofrendo na pele a mais dura expressão da precariedade, foram despedidos sem qualquer justificação», adverte o texto da Resolução Política, onde se dá conta da «imposição de férias», da «desregulamentação de horários» e da «falta de apoios a muitos trabalhadores», nomeadamente os por conta própria ou em situação informal.

A DN da JCP abordou, igualmente os «problemas vividos» pelos estudantes do Ensino Básico e Secundário, tendo em conta que a «implementação do ensino à distância não respondeu às desigualdades sociais e à falta de meios de milhares de estudantes», do Ensino Profissional, impossibilitados da «realização de aulas práticas por via online», e do Ensino Superior, com a «completa desarticulação entre o Governo e as instituições».

Prioridades
Delineadas foram, igualmente, as tarefas imediatas que se colocam à organização revolucionária da juventude. A DN da JCP considerou, por isso, «fundamental» prosseguir com a campanha com o lema «Voz aos estudantes», dando expressão aos problemas muito variados com os quais os estudantes do Ensino Básico, Secundário, Profissional e Superior estão confrontados, e o «contacto e consciencialização de mais jovens trabalhadores, indo a mais locais de trabalho, reiterando a importância da sindicalização nos sindicatos de classe da CGTP-IN».

Para o imediato, destaque para a realização da Festa do Avante e do Agit’Atalaia, nos dias 24, 25 e 26 de Julho. A 18 de Outubro decorre o 15.º Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES) e a 17.ª Conferência Nacional do Ensino Superior da JCP (CNES).

A DN da JCP reforçou ainda a «importância» de assinalar e participar, em 2021, nas iniciativas em torno do 150.º aniversário de Vladimir Lénine. Também o XXI Congresso do PCP «constituirá um importante momento da vida do Partido e da JCP, sendo necessário tomar medidas para agendar plenários e reuniões de preparação».

Por último e desde a última reunião da DN, iniciaram-se as comemorações do Centenário do PCP, sob o lema «O futuro tem Partido», que, até 6 de Março de 2022, exigirão o envolvimento e contribuição dos membros da JCP. Dai a importância da campanha de fundos que se iniciou em Abril de 2020, a decorrer até Maio de 2021, sendo importante que se proceda à discussão e se definam os objectivos da campanha.

Transportes
Entretanto, nas últimas semanas, a JCP tem realizado acções de contacto com os utentes dos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa. No passado dia 3, os jovens comunistas estiveram presentes nos terminais de transportes em Cacilhas, Almada, e na Estação do Oriente, Lisboa. Para estes, os transportes públicos «constituem um factor fundamental para a garantia do direito à mobilidade, bem como, para muitos, a única forma para garantir os movimentos pendulares entre o trabalho ou escola e casa».

«Transportes públicos de qualidade, com a garantia de condições de higiene e segurança, e com maior frequência, são uma componente essencial para o combate ao surto epidémico», defendem os jovens comunistas.

 




Mais artigos de: Nacional

CNA debate propostas do Governo para a Agricultura

CRISE No dia 27 de Maio, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) promoveu um debate online intitulado «As propostas do Governo para a Agricultura serão as que a Lavoura e o País precisam?».

Parlamento pressiona Governo a requalificar escola do Seixal

EDUCAÇÃO No dia 28 de Maio, foi aprovado na Assembleia da República, com os votos contra do PS, um conjunto de projectos de resolução que recomendam ao Governo a requalificação urgente da Escola Básica (EB) Dr. António Augusto Louro.

Acções em Lisboa e no Porto de apoio ao povo dos EUA

SOLIDARIEDADE Sob o lema «Pela justiça e a igualdade social», o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) vai promover, hoje, 9 de Maio, no Porto e em Lisboa, actos públicos de «solidariedade com o povo dos EUA».

Palestina vencerá

Na sexta-feira, frente a Embaixada de Israel, a JCP promoveu uma acção de solidariedade com o povo da Palestina, denunciando a intenção do governo de coligação israelita de anexar cerca de um terço do território palestiniano da Margem Ocidental, um criminoso atentado ao inalienável direito do...