Venezuela abastece população com combustível enviado pelo Irão
PETRÓLEO Apesar das sanções e ameaças dos EUA, chegaram sem problemas os cinco navios-tanque enviados pelo Irão para a Venezuela, com combustível e aditivos para a indústria petrolífera.
A Venezuela recebeu 1,5 milhões de barris de petróleo enviados pelo Irão
A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) anunciou na segunda-feira, 1, a chegada a águas jurisdicionais da Venezuela do Clavel, o quinto navio-tanque carregado de combustível e de aditivos para a indústria petrolífera venezuelana.
Uma mensagem publicada nas redes sociais informou que «a FANB encontra-se nas águas venezuelanas para escoltar os navios iranianos carregados de gasolina e aditivos para a indústria petrolífera venezuelana como um acto de fraternidade, de agradecimento e de reciprocidade».
Este foi o quinto petroleiro da República Islâmica do Irão que chegou à Venezuela com um total de 1,5 milhões de barris de gasolina e aditivos para refinação, num gesto de solidariedade face ao severo e brutal bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América contra o povo venezuelano. Os dois países são alvos das sanções unilaterais e ilegais de Washington.
Os envios de combustível e outros produtos fazem parte de um convénio energético assinado entre a Venezuela e o Irão, cujas relações diplomáticas e comerciais se fortaleceram nos últimos anos.
As medidas coercivas dos EUA impedem a Venezuela de comercializar os seus produtos petrolíferos, assim como de adquirir os aditivos necessários para o seu processamento no país.
A chegada dos cinco navios-tanque – Fortune, Forest, Petunia, Faxon e Clavel, que saíram do porto iraniano de Bendar Abás e navegaram desde 16 de Maio – permitiu às autoridades venezuelanas iniciar um novo esquema de abastecimento de combustível à população, após vários meses de escassez.