Venezuela abastece população com combustível enviado pelo Irão

PETRÓLEO Apesar das sanções e ameaças dos EUA, chegaram sem problemas os cinco navios-tanque enviados pelo Irão para a Venezuela, com combustível e aditivos para a indústria petrolífera.

A Venezuela recebeu 1,5 milhões de barris de petróleo enviados pelo Irão

A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) anunciou na segunda-feira, 1, a chegada a águas jurisdicionais da Venezuela do Clavel, o quinto navio-tanque carregado de combustível e de aditivos para a indústria petrolífera venezuelana.

Uma mensagem publicada nas redes sociais informou que «a FANB encontra-se nas águas venezuelanas para escoltar os navios iranianos carregados de gasolina e aditivos para a indústria petrolífera venezuelana como um acto de fraternidade, de agradecimento e de reciprocidade».

Este foi o quinto petroleiro da República Islâmica do Irão que chegou à Venezuela com um total de 1,5 milhões de barris de gasolina e aditivos para refinação, num gesto de solidariedade face ao severo e brutal bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América contra o povo venezuelano. Os dois países são alvos das sanções unilaterais e ilegais de Washington.

Os envios de combustível e outros produtos fazem parte de um convénio energético assinado entre a Venezuela e o Irão, cujas relações diplomáticas e comerciais se fortaleceram nos últimos anos.

As medidas coercivas dos EUA impedem a Venezuela de comercializar os seus produtos petrolíferos, assim como de adquirir os aditivos necessários para o seu processamento no país.

A chegada dos cinco navios-tanque – Fortune, Forest, Petunia, Faxon e Clavel, que saíram do porto iraniano de Bendar Abás e navegaram desde 16 de Maio – permitiu às autoridades venezuelanas iniciar um novo esquema de abastecimento de combustível à população, após vários meses de escassez.




Mais artigos de: Internacional

EUA reforçam presença militar na Colômbia

A chegada à Colômbia, na segunda-feira, 1, de cerca de 800 soldados dos Estados Unidos da América, para supostamente assessorar acções «contra o narcotráfico», está a gerar enorme rejeição naquele país latino-americano. Os soldados dos EUA serão enviados durante quatro meses para diversas regiões da Colômbia, incluindo...

«Ocupação é terror, anexação é apartheid»

O PCP subscreveu uma posição conjunta «Ocupação é terror, anexação é apartheid», da iniciativa do Partido do Povo da Palestina e do Partido Comunista de Israel, por ocasião dos 53 anos da guerra de agressão de 1967, quando Israel ocupou ilegalmente a Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Faixa de Gaza, da Palestina, os...

Deputados do Chile aprovam acordo para imposto às grandes fortunas

A Câmara de Deputados do Chile aprovou o projecto de acordo que recomenda a criação de um imposto de 2,5 por cento sobre as fortunas dos mais ricos, a fim de ajudar o combate às consequências da epidemia de COVID-19. O projecto, apresentado pela deputada Karol Cariola, do Partido Comunista do Chile, com o apoio de...

O 18 de Brumário de Donald Trump

Que ninguém se equivoque: as manifestações que sacodem 125 cidades dos EUA são a antecâmara de uma viragem histórica. O homicídio filmado de George Floyd, quase nove minutos de lenta e deliberada asfixia sob o joelho de um polícia branco, não é mais nem menos chocante que os homicídios de Eric Garner, Michael Brown,...