Partidos comunistas e operários exigem fim do bloqueio dos EUA contra Cuba

UNI­DADE Pe­rante o exemplo de so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista de Cuba no com­bate à pan­demia da COVID-19, par­tidos co­mu­nistas e ope­rá­rios, in­cluindo o PCP, pro­mo­veram uma de­cla­ração con­junta exi­gindo o le­van­ta­mento ime­diato do cri­mi­noso blo­queio dos EUA.

Cuba de­montra in­ter­na­ci­o­na­lismo e so­li­da­ri­e­dade face à pan­demia

Na de­cla­ração con­junta, in­ti­tu­lada So­li­da­ri­e­dade Sim – Blo­queio Não – Exi­gimos o le­van­ta­mento ime­diato do blo­queio cri­mi­noso a Cuba, os par­tidos subs­cri­tores con­si­deram que «à me­dida que a pan­demia de COVID-19 se es­palha por todo o mundo, cau­sando enorme so­fri­mento e perdas hu­manas, con­firma-se tra­gi­ca­mente a exis­tência de duas abor­da­gens di­fe­rentes: uma in­sis­tindo em co­locar os lu­cros e a im­po­sição do con­trolo global acima da saúde pú­blica e do bem-estar de seu pró­prio povo, e outra di­fe­rente, que co­loca as pes­soas, a sua saúde e bem-estar, acima de todos os ou­tros in­te­resses».

A de­cla­ração sa­li­enta que no con­texto do surto pan­dé­mico, «os povos tornam-se tes­te­mu­nhas do in­ter­na­ci­o­na­lismo e da so­li­da­ri­e­dade de­mons­trados por Cuba, ao res­ponder a pe­didos de as­sis­tência, en­vi­ando equipas mé­dicas para de­zenas de países.», uma res­posta hu­ma­ni­tária que é «con­ti­nu­ação de dé­cadas da prá­tica de­sin­te­res­sada do envio de mé­dicos e en­fer­meiros cu­banos em ajuda a países atin­gidos por de­sas­tres na­tu­rais ou epi­de­mias.»

Para os par­tidos subs­cri­tores, «em­bora a pa­lavra “so­li­da­ri­e­dade” ecoe de di­fe­rentes cantos como a abor­dagem ne­ces­sária para o mundo in­teiro en­frentar a pan­demia, os EUA optam por for­ta­lecer ainda mais o ilegal blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro im­posto a Cuba. Nestes tempos crí­ticos, quando vidas hu­manas estão em risco, os EUA, ao impor a cláu­sula de ex­tra­ter­ri­to­ri­a­li­dade da Lei Helms-Burton, im­pedem a aqui­sição ou a che­gada a Cuba de equi­pa­mentos de pro­teção in­di­vi­dual, ven­ti­la­dores e kits de teste. Esta é a ma­ni­fes­tação mais ter­rível do cri­mi­noso blo­queio de 60 anos e das suas con­sequên­cias para a vida e o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico de Cuba e do seu povo.»

Em face disto, os par­tidos subs­cri­tores desta de­cla­ração «de­nun­ciam o blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro dos EUA a Cuba»; «exigem o le­van­ta­mento ime­diato do blo­queio ilegal dos EUA a Cuba»; «ex­pressam a sua gra­tidão pela so­li­da­ri­e­dade de Cuba, através das suas equipas mé­dicas, às pes­soas ne­ces­si­tadas»; e «rei­teram a sua so­li­da­ri­e­dade com o Par­tido Co­mu­nista de Cuba, o go­verno e o povo cu­bano em luta para de­fender o ca­minho do de­sen­vol­vi­mento so­ci­a­lista».




Mais artigos de: Internacional

Trump suspendeu contribuição financeira dos EUA para a OMS

100 DIAS Quando passam 100 dias desde a no­ti­fi­cação dos pri­meiros casos de COVID-19, o res­pon­sável da Or­ga­ni­zação Mun­dial de Saúde (OMS) ga­rante que aquela en­ti­dade tem tra­ba­lhado com equi­dade, ob­jec­ti­vi­dade e neu­tra­li­dade.

Venezuela desmonta com factos falsas acusações de Washington

A batalha frontal do governo da Venezuela contra a produção e o comércio ilícito de drogas deita por terra as tentativas com fins intervencionistas dos EUA de apresentar o país sul-americano como um «narco-Estado». Em plena crise sanitária pela pandemia da COVID-19, o presidente Donald Trump ordenou aumentar a presença...

África: exemplos de solidariedade

Em África, em 52 países, foram registados, até terça-feira, 14, mais de 15 mil casos de COVID-19, com 816 mortos e 2895 doentes recuperados depois da infecção, segundo o Centro de Controlo de Doenças (CDC), organismo ligado à União Africana (UA). Só Lesoto, Comores e Saara Ocidental não reportaram ainda casos da doença....