CGTP-IN pela igualdade nas empresas e nas ruas
ACÇÃO As estruturas do movimento sindical unitário vão levar a cabo, entre 2 e 6 de Março, uma «Semana da Igualdade», para divulgar casos de discriminação e promover iniciativas de luta.
Para eliminar a discriminação a luta é determinante
O programa de iniciativas é divulgado hoje à tarde pela CGTP-IN, que anunciou ainda a divulgação de um estudo sobre a situação das mulheres no trabalho.
Com o lema «Emprego de Qualidade – Viver e Lutar em Igualdade», esta série de acções vai ser focada nos locais de trabalho (em particular, onde é mais significativa a concentração de mão-de-obra feminina) e terá ainda expressão de rua, antecipou a confederação.
Ao anunciar a conferência de imprensa de hoje, a Intersindical Nacional destacou, nomeadamente, que as mulheres, em especial as jovens, são particularmente afectadas pela precariedade; o ganho médio mensal das mulheres continua a ser inferior ao dos homens no exercício de funções iguais ou de igual valor; a desregulação dos horários de trabalho limita a conciliação com a vida familiar e pessoal de milhares de mulheres e homens trabalhadores.
No folheto editado para esta «Semana da Igualdade», que antecede a comemoração do 8 de Março como Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, assinala-se as conquistas alcançadas quanto a direitos de maternidade e de paternidade.
Para divulgação das iniciativas foram também convocadas conferências de imprensa em vários distritos. No Algarve, por exemplo, o encontro com os jornalistas foi convocado para junto da Misericórdia de Olhão, onde esta manhã se concentram trabalhadores em greve.
Greve
na VA Atlantis
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira convocou para hoje, dia 27, greve de 24 horas na Vista Alegre Atlantis (Grupo Visabeira), para dar força à exigência de aumentos salariais de 90 euros.
Nas demais reivindicações que motivam a luta, o sindicato da Feviccom/CGTP-IN inclui a igualdade retributiva entre mulheres e homens.