CGTP-IN pela igualdade nas empresas e nas ruas

ACÇÃO As estruturas do movimento sindical unitário vão levar a cabo, entre 2 e 6 de Março, uma «Semana da Igualdade», para divulgar casos de discriminação e promover iniciativas de luta.

Para eliminar a discriminação a luta é determinante

O programa de iniciativas é divulgado hoje à tarde pela CGTP-IN, que anunciou ainda a divulgação de um estudo sobre a situação das mulheres no trabalho.

Com o lema «Emprego de Qualidade – Viver e Lutar em Igualdade», esta série de acções vai ser focada nos locais de trabalho (em particular, onde é mais significativa a concentração de mão-de-obra feminina) e terá ainda expressão de rua, antecipou a confederação.

Ao anunciar a conferência de imprensa de hoje, a Intersindical Nacional destacou, nomeadamente, que as mulheres, em especial as jovens, são particularmente afectadas pela precariedade; o ganho médio mensal das mulheres continua a ser inferior ao dos homens no exercício de funções iguais ou de igual valor; a desregulação dos horários de trabalho limita a conciliação com a vida familiar e pessoal de milhares de mulheres e homens trabalhadores.

No folheto editado para esta «Semana da Igualdade», que antecede a comemoração do 8 de Março como Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, assinala-se as conquistas alcançadas quanto a direitos de maternidade e de paternidade.

Para divulgação das iniciativas foram também convocadas conferências de imprensa em vários distritos. No Algarve, por exemplo, o encontro com os jornalistas foi convocado para junto da Misericórdia de Olhão, onde esta manhã se concentram trabalhadores em greve.

Greve
na VA Atlantis

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira convocou para hoje, dia 27, greve de 24 horas na Vista Alegre Atlantis (Grupo Visabeira), para dar força à exigência de aumentos salariais de 90 euros.
Nas demais reivindicações que motivam a luta, o sindicato da Feviccom/CGTP-IN inclui a igualdade retributiva entre mulheres e homens.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Sines não tem de ser o complexo da exploração

REIVINDICAÇÃO No primeiro plenário de trabalhadores com vínculos precários no complexo industrial e portuário de Sines foi denunciada a situação, foram aprovadas exigências e definidas linhas de acção.

Gigantes nos lucros e indignas nos salários

NEGOCIAÇÃO A EDP, a Brisa e a ANA mantêm as suas propostas salariais em «míseros zero vírgula qualquer coisa por cento», suscitando indignação nos trabalhadores, que lhes geram os lucros de milhões.

Amanhã Frente Comum decide formas de luta

SALÁRIOS O plenário de sindicatos da Frente Comum foi convocado para dia 28, para definir «a resposta adequada e necessária» à «insultuosa proposta» que o Governo apresentou na semana passada.

Protesto na Herdmar

Esta tarde, pelas 14 horas, dirigentes e delegados sindicais do SITE Norte e do SITE Centro-Norte concentram-se em frente à empresa de cutelarias Herdmar, em Guimarães, exigindo o desbloqueamento da contratação colectiva do sector. A administração, acusam os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, remete a negociação do seu...

Luta no LIDL

Nos plenários realizados este mês nas lojas e entrepostos logísticos, os trabalhadores da cadeia de supermercados LIDL decidiram marcar greve para este sábado, 29 de Fevereiro, que coincide com o fecho do ano fiscal nesta cadeia, que, «apesar de laborar em Portugal, implementa as directivas alemãs». Em comunicado, o...

Professores rejeitam «sobretrabalho»

Foram «praticamente todas adiadas» as reuniões que estiveram previstas em várias escolas para segunda-feira, dia 24, enquanto num agrupamento de escolas que manteve a data nenhuma se tinha realizado, de manhã – informou a Federação Nacional de Professores.Num primeiro balanço, a Fenprof admitia que neste agrupamento (em...

Em greve a 28 e 29

Para «denunciar que persiste e se agudiza a situação precária, nomeadamente em recursos humanos e meios técnicos» nos serviços de vigilância electrónica e nos centros educativos, a Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais convocou, para amanhã e sábado, greve nacional nestas áreas...

Plenário da Frente Comum

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou que o plenário nacional de dirigentes e delegados sindicais marcado para amanhã, dia 28 (como noticiamos aqui), terá lugar às 14h30, junto da residência oficial do primeiro-ministro.Na ordem de trabalhos consta um único ponto: «Discussão e aprovação de uma...