Valorização dos trabalhadores é eixo essencial do projecto autárquico da CDU
PROJECTO Jerónimo de Sousa visitou no passado dia 11 os Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal, verificando as excelentes condições que os trabalhadores têm à disposição para servirem os munícipes.
«A valorização do trabalho é uma questão central do nosso projecto de sociedade»
Como noticiámos na passada edição, o Secretário-geral do Partido integrava uma delegação mais vasta, da qual também faziam parte Margarida Botelho, da Comissão Política, e Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política. À sua espera estavam o presidente da Câmara Municipal (CM) Joaquim Santos e vários vereadores, que guiaram a visita ao edifício dos Serviços Operacionais da autarquia, situado no Parque Industrial do Seixal, na freguesia de Paio Pires.
O complexo, inaugurado no dia 12 de Fevereiro de 2005, foi construído de raiz para albergar uma grande parte dos serviços da CM do Seixal, sendo que, segundo Joaquim Santos, os serviços públicos autárquicos são assegurados, na sua esmagadora maioria, por trabalhadores municipais e não por empresas privadas. Naquele edifício estão concentrados perto de 700 trabalhadores, distribuídos pelas secções de carpintaria, serralharia, pintura, redes viárias, electromecânica, parque-auto, divisão de águas, espaços verdes e aprovisionamento.
Os espaços físicos em que funcionam todas estas divisões foram construídos de raiz, contemplando as necessidades específicas de cada uma delas. Fica assim facilitado o desempenho das várias tarefas inerentes a cada uma das profissões e, assim, assegurada a melhoria dos serviços prestados.
As condições de trabalho dos funcionários foi e continua a ser uma das principais preocupações do executivo municipal. A par das várias medidas de segurança, higiene e saúde implementadas no complexo – como é o caso dos três desfibrilhadores espalhados pelas instalações –, existe também uma área social que inclui um bar, o refeitório com capacidade para 500 lugares, balneários, um gabinete de saúde ocupacional, enfermaria e ainda vários gabinetes de apoios diversos.
Município valoriza rendimentos
Entre as várias questões abordadas na visita, a remuneração dos trabalhadores municipais foi uma das mais salientadas. Para o executivo de maioria CDU, os trabalhadores, as suas condições de trabalho, o seu conforto e bem-estar, e a valorização dos seus rendimentos são questões em destaque.
Apenas no ano de 2019, 945 trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal viram os seus rendimentos aumentados: desses, 305 foram aumentados por via das alterações obrigatórias referentes ao Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública e os restantes 640 graças à opção gestionária assumida em Dezembro pelo executivo municipal. A opção gestionária, apesar de limitada no aumento da remuneração de cada trabalhador, é adoptada sempre que possível pela autarquia seixalense.
Ainda em 2019, foram admitidos 73 novos trabalhadores. E entre 2020 e 2021 a CM prevê a admissão de 176 novos trabalhadores, resultante de procedimentos concursais.
«A questão da valorização do trabalho e dos trabalhadores é uma questão central no nosso projecto de sociedade», afirmou o Secretário-geral do PCP à imprensa no final da visita, fazendo ainda notar que a CDU demonstra que não há nenhuma contradição entre o «aumento do emprego, a valorização a nível salarial, de higiene, saúde e segurança no trabalho e entre o progresso, a racionalidade económica, a gestão correcta e democrática». «Esta é a valorização que deve ser sempre tida em conta em todas empresas e locais de trabalho como este que aqui visitámos», concluiu.