Utentes do Litoral Alentejano alertam para graves problemas

A Co­or­de­na­dora das Co­mis­sões de Utentes do Li­toral Alen­te­jano, no âm­bito da de­núncia das ir­re­gu­la­ri­dades dos cui­dados de saúde na re­gião, ini­ciou uma cam­panha de re­colha de as­si­na­turas para um abaixo-as­si­nado, que, de­pois de reunir o mí­nimo legal de subs­cri­ções, se irá trans­formar em pe­tição à As­sem­bleia da Re­pú­blica.

In­ti­tu­lado «Mais pro­fis­si­o­nais. Me­lhores cui­dados de saúde para o Li­toral Alen­te­jano», no do­cu­mento re­corda-se que o Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS), criado há mais de 40 anos, teve uma im­por­tância de­ci­siva para a me­lhoria dos in­di­ca­dores de saúde».

Também no Li­toral Alen­te­jano, «a po­pu­lação está con­fron­tada com graves di­fi­cul­dades de acesso aos cui­dados de saúde», no­me­a­da­mente nos cui­dados pri­má­rios. «A po­pu­lação con­fronta-se com falta de mé­dicos de fa­mília» (cerca de 11 mil utentes não têm mé­dico), in­formam os utentes, acres­cen­tando: «É inad­mis­sível que em al­gumas lo­ca­li­dades a po­pu­lação só tenha cui­dados mé­dicos de 15 em 15 dias» e «há di­versas ex­ten­sões de saúde que se en­con­tram de­gra­dadas, e com pro­messas de há vá­rios para a re­pa­ração e/​ou cons­trução de novos edi­fí­cios».

Re­la­ti­va­mente ao Hos­pital do Li­toral Alen­te­jano (HLA), «os tempos má­ximos de res­posta ga­ran­tidos, nas con­sultas e nas ci­rur­gias, são ul­tra­pas­sados». «O Ser­viço de Ur­gência Pe­diá­trica fun­ciona sem mé­dicos es­pe­ci­a­listas em Pe­di­a­tria. A nova Ur­gência está há mais de um ano con­cluída e não abre por falta de pro­fis­si­o­nais su­fi­ci­entes (estão em falta 15 en­fer­meiros). Em al­gumas es­pe­ci­a­li­dades só há um mé­dico para os cerca de cem mil utentes», cri­ticam as co­mis­sões.

Pro­postas ne­ces­sá­rias
Face à ac­tual si­tu­ação, os utentes exigem do Go­verno a con­tra­tação de mé­dicos, en­fer­meiros, as­sis­tentes ope­ra­ci­o­nais, as­sis­tentes téc­nicos, téc­nicos de di­ag­nós­tico e te­ra­pêu­tica, entre ou­tros; atri­buição de mé­dico de fa­mília (com a es­pe­ci­a­li­dade de me­di­cina geral e fa­mi­liar) a todos os utentes; cons­trução e/​ou re­pa­ração de cen­tros e ex­ten­sões de saúde; re­a­ber­tura da Ur­gência do Centro de Saúde de Grân­dola 24 horas por dia; co­lo­cação de uma Am­bu­lância Su­porte Ime­diato de Vida no Ser­viço de Ur­gência Bá­sica do Centro de Saúde de Al­cácer do Sal; aber­tura do novo Ser­viço de Ur­gência do HLA, com todos os pro­fis­si­o­nais ne­ces­sá­rios.

As rei­vin­di­ca­ções – por um SNS, uni­versal, geral e gra­tuito – passam ainda por ga­rantir mé­dico pe­di­atra, 24 horas por dia, na res­pec­tiva Ur­gência do HLA; re­a­ber­tura de todas as camas dos Ser­viços de In­ter­na­mento e da Uni­dade de Con­va­les­cença do HLA; re­dução dos tempos de es­pera para con­sultas, ci­rur­gias, tra­ta­mentos e exames de di­ag­nós­tico e te­ra­pêu­tica no HLA; va­lo­rizar e alargar va­lên­cias no HLA; repor a Uni­dade Local de Saúde do Li­toral Alen­te­jano no Sector Pú­blico Ad­mi­nis­tra­tivo; re­vogar as taxas mo­de­ra­doras.

Pro­testo em Lisboa
Para o dia 28 de Fe­ve­reiro, às 10h30, está mar­cada uma con­cen­tração frente ao Mi­nis­tério da Saúde, em Lisboa, para exigir a re­so­lução dos graves pro­blemas na área da saúde que afectam a po­pu­lação do Li­toral Alen­te­jano. O pro­testo conta com o apoio com as au­tar­quias do Li­toral Alen­te­jano e mo­vi­mento sin­dical uni­tário.

 



Mais artigos de: Nacional

JCP marca ENES e CNES e avança com 500 novos recrutamentos

JU­VEN­TUDE A JCP vai re­a­lizar o 15.º En­contro Na­ci­onal do En­sino Se­cun­dário (ENES) e a 17.ª Con­fe­rência Na­ci­onal do En­sino Su­pe­rior (CNES), dia 18 de Abril, na Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa.

Estradas municipais e caminhos rurais sem manutenção em Beja

AU­TAR­QUIAS Os eleitos da CDU na Câ­mara Mu­ni­cipal de Beja aler­taram para a falta de ma­nu­tenção das es­tradas e ca­mi­nhos ru­rais do con­celho e acu­saram a mai­oria PS de «falta de visão» por não res­ponder aos pro­blemas.

Protestos por mais e melhores transportes públicos

MO­BI­LIZAÇÃO No dia 5 de Fe­ve­reiro, frente a As­sem­bleia da Re­pú­blica, di­ri­gentes sin­di­cais, mem­bros de co­mis­sões de tra­ba­lha­dores e utentes exi­giram do Go­verno res­postas para os graves pro­blemas no sector dos trans­portes.

Reposição de carreiras e horários na TST

No dia 7 de Fevereiro, por iniciativa do PCP, os utentes dos transportes do concelho de Palmela juntaram-se numa tribuna pública, na freguesia de Pinhal Novo, para repudiar as supressões e cortes de carreiras efectuados pela Transportes Sul do Tejo (TST). A degradação dos serviços da TST...

População confronta o primeiro-ministro na Moita

Dezenas de pessoas protestaram no dia 4 de Fevereiro contra o novo aeroporto do Montijo, concentrando-se junto ao Colégio Côrte-Real, na Moita, onde o primeiro-ministro participava na inauguração de uma creche. A iniciativa foi promovida pela Plataforma Cívica BA6-Montijo Não que, na...

CDU debate acessibilidades e mobilidade em Santa Maria da Feira

No dia 1 de Fevereiro, a CDU realizou, no salão da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, um debate sobre «Acessibilidades e Mobilidade» que contou com as intervenções de Filipe Moreira, eleito na Assembleia Municipal, Antero Resente, do Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», e José Pedro Rodrigues,...

Espectáculo em Lisboa comemora 50.º aniversário da CNSPP

No próximo sábado, 15, o Auditório da Escola Secundária Camões, em Lisboa, acolhe um espectáculo comemorativo do 50.º aniversário da criação da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (CNSPP). Com início às 15h00, o concerto conta com a actuação do Coro Juvenil da Universidade de...

Festival Liberdade 2020 em Sesimbra

A 8.ª edição do Festival da Liberdade – promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) e municípios associados – vai realizar-se este ano na Quinta do Conde, Sesimbra, nos dias 3 e 4 de Julho. Com entrada livre, o Festival Liberdade, que já passou pelos concelhos de...