PCP exige solução para atrasos na atribuição de pensões

O problema do atraso na atribuição de pensões pela Segurança Social voltou anteontem a estar no centro do debate quinzenal, com Jerónimo de Sousa a sublinhar que «é preciso, de uma vez por todas, que o Governo tome as «medidas de reforço de pessoal do Centro Nacional de Pensões» necessárias à resolução do problema.

«Vai ou não o Governo tomar medidas com carácter de urgência para resolver o problema dos atrasos na atribuição de pensões pela Segurança Social?», indagou o Secretário-geral do PCP, lembrando que o problema não é novo e que se mantém não obstante as muitas promessas do Governo de que o resolveria.

Para muitos milhares de trabalhadores esse longo tempo de espera significa não saber «quando se podem reformar e qual o valor da sua pensão», afirmou o líder comunista, realçando que «ainda o ano de 2019 não acabou» e foram mais de 1500 as queixas relacionadas com este problema que deram entrada na Provedoria de Justiça, a juntar às 923 queixas recebidas em 2018.

Jerónimo de Sousa informou que o problema assume uma expressão ainda mais grave no que toca à «regularização atempada das prestações sociais, nomeadamente prestações por morte».

«Não esqueça os dramas pessoais e familiares que constituem este atrasos particularmente em relação ao atraso nas pensões e nas reformas, à questão dos subsídios. Ou, senhor primeiro-ministro, pensa que qualquer cidadão português tem dois mil euros para, enfim, pagar um funeral?», contrapôs Jerónimo de Sousa, exigindo que o problema seja «colocado e despachado com celeridade».

O Secretário-geral do PCP confrontou ainda o chefe do Governo com outras questões, nomeadamente com aspectos relacionados com a regulamentação da Lei de Bases da Saúde e com o apoio às Artes, que trataremos na próxima semana.



Mais artigos de: PCP

O PCP insiste em todos os combates porque não desiste do povo e do País

MOBILIZAÇÂO Por novos avanços e em defesa de direitos, serviços públicos e funções sociais do Estado, o Partido continua confiante e determinado na luta, garantiu Jerónimo de Sousa em iniciativas que juntaram centenas de pessoas durante o fim-de-semana em Arouca, Lamego e Alpiarça.

Ir à luta nos bairros do IHRU e municipais

«É fundamental que a acção e iniciativa do PCP em defesa dos moradores no Regime de Arrendamento Apoiado seja acompanhada pela acção das organizações de moradores», apela o Partido num folheto dirigido aos que habitam em bairros do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e municipais....

Construir memória na Madeira

O PCP promoveu na segunda-feira, 9, um debate sobre a repressão fascista na Madeira. A iniciativa, integrada no ciclo que a Organização Regional do Partido denomina por «Construir Memória», contou com a participação do advogado João Lizardo, que partiu de uma investigação recente sobre a...