Ir à luta nos bairros do IHRU e municipais

«É fundamental que a acção e iniciativa do PCP em defesa dos moradores no Regime de Arrendamento Apoiado seja acompanhada pela acção das organizações de moradores», apela o Partido num folheto dirigido aos que habitam em bairros do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e municipais.

Em defesa do direito à habitação, o PCP apresentou na Assembleia da República um conjunto de propostas de alteração ao regime de Arrendamento Apoiado, visando rever o cálculo do valor da renda (excluindo rendimentos não permanentes), indexar as deduções e majorações ao Salário Mínimo Nacional (SMN) e majorar os idosos, impor os 15 por cento como patamar máximo para a taxa de esforço e garantir estabilidade no arrendamento, neste último caso assegurando que cada contrato é celebrado por um prazo mínimo de 15 anos.

Na proposta, pretende-se, ainda, mudar o conceito de «dependente» para abranger menores de idade e menores de 26 anos quando aufiram um rendimento mensal líquido inferior ao SMN, garantir uma série de deduções específicas ao «rendimento mensal corrigido» e salvaguardar que «na transição para o actual regime os moradores mantêm os direitos adquiridos, bem como o respectivo contrato», explica-se no folheto em distribuição.



Mais artigos de: PCP

O PCP insiste em todos os combates porque não desiste do povo e do País

MOBILIZAÇÂO Por novos avanços e em defesa de direitos, serviços públicos e funções sociais do Estado, o Partido continua confiante e determinado na luta, garantiu Jerónimo de Sousa em iniciativas que juntaram centenas de pessoas durante o fim-de-semana em Arouca, Lamego e Alpiarça.

PCP exige solução para atrasos na atribuição de pensões

O problema do atraso na atribuição de pensões pela Segurança Social voltou anteontem a estar no centro do debate quinzenal, com Jerónimo de Sousa a sublinhar que «é preciso, de uma vez por todas, que o Governo tome as «medidas de reforço de pessoal do Centro Nacional de Pensões» necessárias à resolução do problema....

Construir memória na Madeira

O PCP promoveu na segunda-feira, 9, um debate sobre a repressão fascista na Madeira. A iniciativa, integrada no ciclo que a Organização Regional do Partido denomina por «Construir Memória», contou com a participação do advogado João Lizardo, que partiu de uma investigação recente sobre a...