JCP participa na 20.ª Assembleia da FMJD
Sob o lema «Avançamos pelo nosso futuro! Até construirmos o mundo pelo qual sonhamos e lutamos», realizou-se, de 2 a 6 de Dezembro, em Nicósia, Chipre, a 20.ª Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), preparada pela Organização da Juventude Democrática Unida (EDON).
A Assembleia, uma das mais participadas dos últimos anos, contou com mais de centena e meia de delegados, representando quase uma centena de organizações, provenientes de dezenas de países. A JCP, organização coordenadora da Comissão da Europa e da América do Norte (CENA) e membro do Conselho Geral da FMJD, fez-se representar por Vasco Marques e Luís Silva.
Durante os trabalhos, os delegados tiveram a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a situação do povo cipriota, que vive há 45 anos com uma parte da sua ilha ilegalmente ocupada pelo Estado turco. Neste sentido, as organizações reafirmaram a sua solidariedade com a luta do povo e da juventude cipriota pela reunificação da sua pátria, pela criação de uma federação bicomunal e bizonal, no respeito pelas numerosas resoluções das Nações Unidas. Foi também atestada a solidariedade para com a luta de todos os povos que enfrentam a agressão do imperialismo e das forças ao seu serviço, desde a Palestina à Venezuela, da Síria a Cuba, da Bolívia ao Sahara Ocidental.
Simultaneamente, a Assembleia confirmou o carácter anti-imperialista e unitário da FMJD e elegeu as organizações que a vão dirigir nos próximos anos. A UJCE (Espanha) foi eleita para a Presidência da FMJD, sucedendo à EDON (Chipre), que assumiu a direcção da Federação nos dois anteriores mandatos. A JCP foi reeleita para o Conselho Geral e voltou a assumir a coordenação da CENA, repartindo esta responsabilidade com a EDON.
No final, as organizações assumiram o compromisso de prosseguir, com determinação e confiança, a luta anti-imperialista, pelos direitos da juventude em cada um dos países, pela paz e pelo progresso social.