JCP participa na 20.ª Assembleia da FMJD

Sob o lema «Avançamos pelo nosso futuro! Até construirmos o mundo pelo qual sonhamos e lutamos», realizou-se, de 2 a 6 de Dezembro, em Nicósia, Chipre, a 20.ª Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), preparada pela Organização da Juventude Democrática Unida (EDON).

A Assembleia, uma das mais participadas dos últimos anos, contou com mais de centena e meia de delegados, representando quase uma centena de organizações, provenientes de dezenas de países. A JCP, organização coordenadora da Comissão da Europa e da América do Norte (CENA) e membro do Conselho Geral da FMJD, fez-se representar por Vasco Marques e Luís Silva.

Durante os trabalhos, os delegados tiveram a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a situação do povo cipriota, que vive há 45 anos com uma parte da sua ilha ilegalmente ocupada pelo Estado turco. Neste sentido, as organizações reafirmaram a sua solidariedade com a luta do povo e da juventude cipriota pela reunificação da sua pátria, pela criação de uma federação bicomunal e bizonal, no respeito pelas numerosas resoluções das Nações Unidas. Foi também atestada a solidariedade para com a luta de todos os povos que enfrentam a agressão do imperialismo e das forças ao seu serviço, desde a Palestina à Venezuela, da Síria a Cuba, da Bolívia ao Sahara Ocidental.

Simultaneamente, a Assembleia confirmou o carácter anti-imperialista e unitário da FMJD e elegeu as organizações que a vão dirigir nos próximos anos. A UJCE (Espanha) foi eleita para a Presidência da FMJD, sucedendo à EDON (Chipre), que assumiu a direcção da Federação nos dois anteriores mandatos. A JCP foi reeleita para o Conselho Geral e voltou a assumir a coordenação da CENA, repartindo esta responsabilidade com a EDON.

No final, as organizações assumiram o compromisso de prosseguir, com determinação e confiança, a luta anti-imperialista, pelos direitos da juventude em cada um dos países, pela paz e pelo progresso social.

 



Mais artigos de: Nacional

Consolidar o Poder Local e a sua autonomia é uma prioridade

REGIONALIZAÇÃO «Não há uma efectiva descentralização (de competências da administração central para os municípios) sem a regionalização», afirmou, ao Avante!, Alfredo Monteiro, vice-presidente do Conselho Directivo da Associação de Municípios Portugueses (ANMP).

Jovens comunistas da Argentina e do Peru em Lisboa

No domingo, 8, a JCP recebeu os secretários-gerais, Ariel Elger e Bernardo Dolmos, da Federação da Juventude Comunista da Argentina e da Juventude Comunista Peruana – Pátria Roja, respectivamente. O importante momento de troca de experiências e aprofundamento das relações entre as organizações começou com a visita ao...

CNOD alerta para retrocessos

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de Dezembro, a Confederação Nacional de Organismos de Deficientes (CNOD) afirma que esta é «uma data importante para todos os que lutam pelos direitos de quem tem algum tipo de deficiência», mas também de «luta para a conquista de direitos e a sua...

URAP quer cem novos sócios e mais cinco núcleos

A Direcção da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e representantes dos núcleos (de Almada, Amadora, Aveiro, Beja, Lisboa, Loures, Mem Martins, Queluz, Peniche, Porto, Seixal, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira) estiveram reunidos, dia 30 de Novembro, na sede da...