Que ninguém descanse um minuto nos contactos para ganhar mais um voto na CDU

ESCLARECER Na sua passagem por Braga, Viana do Castelo e Porto, dia 25, Jerónimo de Sousa contactou com a realidade têxtil e agrícola, com intelectuais e investigadores. Acções participadas e onde ficou claro não faltarem boas razões para o voto na CDU.

Para avançar é preciso dar mais força à CDU

A jornada começou cedo no Alto Minho com a deslocação do Secretário-geral do PCP, acompanhado pelos candidatos da CDU pelo círculo de Viana do Castelo, a uma exploração agrícola (ver caixa), a que se seguiu, já no distrito de Braga, a visita ao INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Tendo a seu lado Carla Cruz, primeira candidata da lista CDU por Braga, o Secretário-Geral do PCP teve palavras de reconhecimento e de valorização pelo papel desta instituição no desenvolvimento tecnológico ao serviço da sociedade nas diversas áreas da sua investigação, como sejam o ambiente, a área alimentar, a saúde e a energia.

A candidatura da CDU deu a conhecer no decurso da visita as suas linhas programáticas que visam colocar a investigação e a inovação tecnológica ao serviço da produção nacional e do desenvolvimento sustentável, objectivos igualmente inscritos na actividade deste laboratório, nomeadamente através da colaboração com o tecido empresarial da região e a Universidade do Minho.

Com trabalhadores têxteis

A vila de Pevidém, freguesia de São Jorge de Selho, Guimarães, foi a etapa seguinte deste périplo de Jerónimo de Sousa pelo Norte, que teve sempre a acompanhá-lo Carla Cruz, com uma sessão pública com trabalhadores do sector têxtil, vestiário e calçado.

Ambos ouviram relatos na primeira pessoa pela boca de trabalhadoras têxteis de vários concelhos e manifestaram a sua solidariedade com as suas corajosas lutas.

Entre várias denúncias e preocupações, desde os baixos salários durante uma vida inteira de trabalho ao constante desrespeito pelos direitos laborais, Jerónimo de Sousa e Carla Cruz reafirmaram a defesa do aumento do Salário Mínimo Nacional, o reforço de meios para a Autoridade para as Condições de Trabalho e o fim da caducidade da contratação colectiva, medidas com grande impacto para a vida dos trabalhadores no geral e, de forma muito particular, para os deste sector no Vale do Ave.

Para o Secretário-geral comunista não é aceitável que o sector têxtil, hoje com mais de 170 mil trabalhadores, continue a ser noticiado por sucessivos «êxitos de exportações», por «recordes batidos», por se afirmar «no melhor dos mundos», e, simultaneamente, «à mesa das negociações, quando se trata de melhorar as condições de vida e de trabalho, só haja lugar ao anúncio de dificuldades e impossibilidades».

Jerónimo de Sousa dirigiu uma palavra particular às mulheres trabalhadoras, «tão desvalorizadas no seu contributo para o crescimento do sector», «mulheres sujeitas a uma forte exploração e ritmos de trabalho, a baixos salários», esclarecendo que, «nós, quando falamos de mulheres e da luta pela igualdade na vida, estamos a pensar em vós».

Comício em Gaia

Após um jantar com intelectuais no Porto (ver caixa), Jerónimo de Sousa rumou à outra margem do Douro onde o esperava uma enchente no Largo Estevão Torres, em Vila Nova de Gaia.

Um grande comício com a presença de militantes, apoiantes e amigos da CDU, numa afirmação pública de determinação e confiança, que se iniciou com canções revolucionárias, interpretadas pela banda cubana «Cubanitos 100%», que foram entusiasticamente recebidas.

Diana Ferreira, primeira candidata pelo círculo do Porto, após elencar as muitas conquistas só possíveis pela acção do PCP e da CDU – a significativa redução do custo de transporte daquela cidade para outras áreas do distrito do Porto, por exemplo -, relembrou que a CDU é a força que «sabe que é preciso intervir para transformar», e não para «fazer festinhas a uma sociedade e a um sistema capitalista» que «não serve os trabalhadores e o povo, antes se serve deles para engordar os bolsos de alguns».

Jerónimo de Sousa, por seu lado, insistiu na ideia de que em 6 de Outubro haverá a «eleição de 230 deputados e não qualquer outra eleição ou escolha, seja de primeiro-ministro, ou qualquer governo».

Em causa estará ainda a decisão de «avançar ou andar para trás, deixando o PS de mão livres para praticar a velha política, com ou sem PSD e CDS», reafirmou o responsável comunista.

No final da sua intervenção, Jerónimo de Sousa sublinhou às centenas de presentes que, «nesta importante batalha» não chegava estar ali. Todos, sublinhou, «têm que ser candidatos, candidatos pelas listas da CDU para conseguirmos os nossos objectivos», elegendo deputados que «estão na política não para se servir a si próprios, mas para servir os interesses dos trabalhadores e do povo».




Mais artigos de: CDU

Cada voto na CDU conta para fazer o País avançar

MOBILIZAÇÃO No sábado, 28, à entrada da derradeira semana da campanha eleitoral, a CDU protagonizou grandiosas iniciativas no distrito de Setúbal, comprovando que, como Jerónimo de Sousa tem insistido, o resultado da Coligação PCP-PEV «ainda está em construção».

Viseu, Aveiro e Coimbra precisam da voz da CDU

ELEGER Jerónimo de Sousa esteve segunda-feira em três distritos onde a CDU não elegeu deputados à Assembleia da República em 2015, cenário que pretende alterar já no próximo dia 6 de Outubro.

Campanha construída a pulso no distrito de Beja

DESENVOLVIMENTO Jerónimo de Sousa regressou, quinta-feira, 26, ao distrito de Beja, fortemente marcado pelas consequências de décadas de política de direita levadas a cabo por PS, PSD e CDS.

Disputar voto a voto a voto, eleitor a eleitor

O Secretário-geral do PCP concluiu a sua passagem por terras algarvias com um grande comício na cidade de Faro. «Que bela noite. Que belo comício», foram as primeiras palavras de Jerónimo de Sousa dirigidas às largas centenas de pessoas presentes no Jardim Manuel Bívar, em plena Baixa da capital algarvia. E não foi...

Defender a Ria Formosa e os que lá vivem e labutam

Não há qualquer incompatibilidade entre a actividade humana dos mariscadores e viveiristas e a defesa ambiental da Ria Formosa. Esta foi, em síntese, a ideia-chave defendida por Jerónimo de Sousa no final de um viagem de barco com pescadores e mariscadores. A actual proibição da actividade...

Direitos das mulheres em acções em Lisboa

Esta segunda-feira, 30, em Lisboa, o dia de campanha da CDU foi dedicado à luta pelos direitos das mulheres. Começou com contactos com a população e lojistas de Campo de Ourique, seguindo-se as jardineiras da Câmara Municipal de Lisboa no posto de jardinagem do Parque Eduardo VII, onde as candidatas e activistas da...

Docentes e investigadores com a CDU

Cerca de 800 docentes e investigadores que subscreveram um abaixo-assinado onde expressam o seu apoio à CDU. «Nós, Professores e Educadores, apoiamos a CDU!», titula a folha de recolha de assinaturas onde se pode ler que o voto na CDU é o que «reforça a luta contra a privatização, a municipalização e pela gestão...

Heloísa Apolónia visita BA Vidros

A primeira candidata da CDU por Leiria, Heloísa Apolónia, juntou-se, dia 26, a outros candidatos, dirigentes e activiatas da CDU que andam a percorrer o distrito e a contactar trabalhadores em dezenas e dezenas de empresas. Foi o caso da BA Vidros, visitada nesse dia por Heloísa Apolónia, uma...

Furto e destruição de propaganda em Coimbra

A CDU apresentou queixa na PSP contra desconhecidos, por furto de estruturas de propaganda na cidade de Coimbra. As estruturas desapareceram durante o fim-de-semana de 28 e 29 de Setembro em quatro rotundas da cidade, sucedendo o mesmo com estruturas de propaganda na Figueira da Foz, na zona da Gala. Foi apresentada...

Jantar com intelectuais no Porto

Foi no restaurante Monchique, junto ao Cais das Pedras, zona emblemática da cidade do Porto, que teve lugar o jantar que reuniu mais de uma centena de homens e mulheres da cultura e ciência. Jerónimo de Sousa, que estava acompanhado pelos primeiros candidatos da lista pelo distrito do Porto,...

Alto-Minho precisa de um deputado CDU

Após terem começado o dia na feira de Arcos de Valdevez, onde contactaram com a população e comerciantes, os candidatos da CDU pelo círculo de Viana do Castelo juntaram-se a Jerónimo de Sousa no Lugar do Barreiro, União de Freguesia de São Jorge e Ermelo. Aqui, o líder comunista teve ensejo de conhecer de perto uma...

Por melhores ligações à ilha de Santa Maria

Há que fortalecer e reforçar os meios aéreos e marítimos entre as ilhas de Santa Maria e de São Miguel, nomeadamente através da criação de uma ligação regular durante todo o ano. Esta é uma medida no plano das acessibilidades que a CDU considera «fundamental» e que o primeiro candidato da sua...

CNE dá razão à CDU

A Comissão Nacional de Eleições pronunciou-se sobre a decisão da Câmara Municipal de Beja de impedir o contacto com os respectivos trabalhadores, no interior das instalações, por parte da candidatura da CDU, defendendo que os «titulares dos órgãos autárquicos não podem impedir que os...

Diana Ferreira com utentes e trabalhadores

A CDU insiste na necessidade urgente de instituir o Passe Família e SUB13 na Área Metropolitana do Porto. Isso mesmo foi reiterado por Diana Ferreira, primeira candidata pelo círculo do Porto, esta segunda-feira, 30, na estação da Trindade, Porto. A candidata participava numa acção de...

Transportes públicos em Braga

Os candidatos da CDU pelo distrito de Braga, Carla Cruz e Manuel Carvoeiro, efectuaram, dia 27, uma viagem em transportes públicos entre Esposende a Braga, com o objectivo de alertar para a necessidade urgente de reforçar a rede de transportes na região. Com início às sete horas na Central de...