Jovens constroem o futuro no «AGIT’atalaia»
JUVENTUDE Centenas de jovens, vindos de todo o País, participaram, de 26 a 28 de Julho, no «AGIT’atalaia», onde se comemorou e afirmou os 45 anos do 25 de Abril e os 40 anos da JCP.
No «AGIT’atalaia» a JCP afirmou os direitos da juventude
Organizada pela JCP, a iniciativa teve como objectivo criar um espaço para os jovens conviverem, partilharem as suas experiências e prepararem-se para as próximas batalhas.
Depois da recepção dos jovens, o «AGIT’atalaia» arrancou com um «churrascada» e prosseguiu com «Solidariedade com os povos da América Latina», onde não faltou a música daquela região do mundo.
No sábado, o dia começou com um torneio de futebol na Quinta da Atalaia. Depois, para «Avançar na defesa do ambiente», na Baía do Seixal, ocorreu uma demonstração e experimentação de actividades náuticas promovidas pelo Clube de Canoagem da Amora. À tarde realizou-se um debate sob o tema «Império contra-ataca, o povo resiste», com Albano Nunes, onde foi abordada a situação política internacional, os perigos e as potencialidades para o desenvolvimento da luta em vários países do mundo. Vários foram os testemunhos, dúvidas, anseios e aspirações da juventude, que enriqueceram o debate e deixaram os participantes melhor preparados. À noite, o coreto da Amora foi palco de um comício-concerto da Juventude CDU, que contou com a intervenções de Rita Rato (deputada do PCP na Assembleia da República), Simão Calixto (da Comissão Política da JCP) e Beatriz Goulart (dirigente da Ecolojovem/PEV), respectivamente candidatos pelos círculos eleitorais da Europa, Setúbal e Lisboa às legislativas de 6 de Outubro.
Em todas as intervenções foram abordadas as questões ligadas com a juventude, o trabalho, a educação, o ambiente e o direito ao tempo livre, bem como as propostas que a CDU tem para o povo e o País. A parte musical coube a Jamzy e Strada, cantores de hip-hop da região de Setúbal.
O último dia, domingo, foi preenchido por uma jornada de implantação da Festa do Avante!, onde as centenas de participantes contribuíram para a construção Cidade da Juventude. À tarde, os jovens pintaram um mural político sobre a Festa, os 40 anos da JCP e os 45 anos do 25 de Abril.