Divulgada localização na Europa de armas nucleares dos EUA

A localização de armas nucleares dos EUA na Europa foi divulgada num relatório do Comité da Assembleia Parlamentar da NATO.

Em Abril passado, um representante do Canadá no Comité de Defesa e Segurança da Assembleia Parlamentar da NATO publicou um relatório sobre o armamento norte-americano na Europa, tendo o documento sido posteriormente apagado. O relatório mencionava a localização das cerca de 150 armas nucleares norte-americanas armazenadas em países europeus pertencentes à aliança.

O jornal belga De Morgen publicou no dia 16 deste mês uma cópia desse relatório, revelando que «as bombas estão armazenadas em seis bases norte-americanas: Kleine Brogel na Bélgica, Büchel na Alemanha, Aviano e Ghedi-Torre na Itália, Volkel nos Países Baixos e Incirlik na Turquia».

«Não é um documento oficial da NATO», afirmou uma fonte do bloco militar, explicando que a aliança «não comenta pormenores do seu potencial nuclear».

 



Mais artigos de: Internacional

EUA reforçam poderio militar no Médio Oriente

ESCALADA Os EUA anunciaram uma nova e dita «coligação internacional» usando como pretexto a «protecção» das rotas de navegação do Médio Oriente, o que se insere na escalada de confrontação com o Irão.

Povo do Sudão exige justiça e governo civil

No Sudão, dezenas de milhares de manifestantes concentraram-se na quinta-feira, 18, na Praça Verde, em Cartum, no final de uma semana de acções de massas a exigir justiça para os crimes cometidos pela junta militar desde 11 de Abril, quando os generais afastaram do poder o presidente Omar al-Bashir, pondo fim a uma...