Investigadores precários no «Ciência 2019»

BOL­SEIROS «Pelo fim da pre­ca­ri­e­dade la­boral e pela dig­ni­fi­cação das car­reiras ci­en­tí­ficas», a As­so­ci­ação de Bol­seiros de In­ves­ti­gação Ci­en­tí­fica (ABIC) marcou pre­sença no En­contro Na­ci­onal «Ci­ência 2019».

«Uma bolsa + Um bol­seiro = Um con­trato»

In­te­grada na cam­panha «Uma bolsa + Um bol­seiro = Um con­trato», o pro­testo da ABIC de­sen­volveu-se nos dias 8 (na sessão de aber­tura do En­contro Na­ci­onal, no Centro de Con­gressos de Lisboa, com o mi­nistro da Ci­ência, Tec­no­logia e En­sino Su­pe­rior) 9 e 10 de Julho. No úl­timo dia, os bol­seiros as­sis­tiram ao de­bate do Es­tado da Nação, na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Nas ac­ções, os in­ves­ti­ga­dores pre­cá­rios re­cla­maram a va­lo­ri­zação da car­reira de in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica, a subs­ti­tuição de bolsas por con­tratos efec­tivos de tra­balho, a re­gu­la­ri­zação dos vín­culos la­bo­rais pre­cá­rios e o «re­forço sus­ten­tado» do in­ves­ti­mento pú­blico na ci­ência, com ca­len­da­ri­zação plu­ri­a­nual, sin­te­tizou, à Lusa, a vice-pre­si­dente da ABIC, Bár­bara Car­valho.

No en­contro na­ci­onal Ci­ência 2019 es­ti­veram mais de quatro mil par­ti­ci­pantes, entre in­ves­ti­ga­dores, em­pre­sá­rios e alunos de dou­to­ra­mento. A ini­ci­a­tiva é or­ga­ni­zada pela Fun­dação para a Ci­ência e Tec­no­logia, em co­la­bo­ração com a Ci­ência Viva – Agência Na­ci­onal para a Cul­tura Ci­en­tí­fica e Tec­no­ló­gica e a co­missão par­la­mentar de Edu­cação e Ci­ência, con­tando com o apoio ins­ti­tu­ci­onal do Go­verno através do mi­nistro da Ci­ência.

 



Mais artigos de: Nacional

Plano de Emergência para o Porto Santo

MA­DEIRA O PCP apre­sentou, no dia 4 de Julho, na As­sem­bleia da Re­pú­blica, um pro­jecto de re­so­lução que de­fende a ur­gente con­cre­ti­zação de um Plano de Emer­gência So­cial para o Porto Santo.

Mobilidade reduzida na ilha Graciosa

O Coordenador Regional do PCP nos Açores, Marco Varela, visitou, nos dias 3 e 4 de Julho, a Graciosa, tendo contactado com militantes do PCP, activistas da CDU e população em geral. Nesta ilha destacam-se os problemas relacionados com a mobilidade da população. «Os transportes continuam a ser um factor de isolamento e...

«Uma Biblioteca no Deserto» do Saara Ocidental arranca em Lisboa

A Fundação Saramago (FS), em Lisboa, acolheu, no passado dia 10, o lançamento público da campanha «Uma Biblioteca no Deserto». A iniciativa, promovida pelo CPPC, CGTP-IN e FS, incluiu a inauguração da exposição fotográfica «Cinco olhares sobre o Saara Ocidental», com imagens de Helena Costa,...