CDU foi e será a voz dos algarvios no Parlamento

CONFIANÇA A CDU realizou na sexta-feira, 12, uma sessão pública com a intervenção do seu primeiro candidato pelo círculo eleitoral de Faro, Tiago Raposo, que quer alargar a influência e representação da coligação na Assembleia da República.

Os algarvios que votaram na CDU viram o seu voto respeitado

Na sessão pública – que decorreu ao final da tarde junto à Ria Formosa, entre a muralha e a linha ferroviária do Algarve –, dirigida pela presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, Tiago Raposo esteve acompanhado pelo deputado (e mandatário da candidatura) Paulo Sá, o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e outros dirigentes do PCP e do PEV.

O candidato começou por assumir a exigência de substituir Paulo Sá, que após oito anos de actividade parlamentar regressa ao ensino e à investigação na Universidade do Algarve: «O camarada Paulo Sá tem desenvolvido ao longo dos últimos oito anos um trabalho notável no Parlamento e na região.» Desde a sua eleição, há oito anos, que os «problemas, as aspirações, as lutas dos trabalhadores e das populações do Algarve, passaram a ter voz lá na Assembleia da República», valorizou Tiago Raposo.

O desafio que está colocado a 6 de Outubro é, precisamente, o de reforçar essa voz, através do reforço da CDU, acrescentou o candidato. Consciente das «exigências da tarefa», garantiu que no PCP e na CDU «é a força do colectivo que é determinante». Esta mesma ideia fora deixada momentos antes pelo próprio Paulo Sá.

Avançar é preciso!
Depois de registar os avanços alcançados nos últimos anos, por iniciativa e intervenção do PCP, Tiago Raposo garantiu que «os problemas estruturais do País não encontram resposta na continuação da política de direita de PS, PSD e CDS». E exemplificou com a situação no Serviço Nacional de Saúde, a falta de investimento na Linha do Algarve, na Estrada Nacional 125 e nos portos e com a manutenção das portagens na A22. Já o grande incêndio do ano passado em Monchique constituiu, para o candidato, «mais uma trágica demonstração de uma política que desertifica o território, destrói a agricultura familiar e as florestas, ameaça o meio ambiente».

Tiago Raposo valorizou a descida verificada na taxa de desemprego, que travou «uma sangria de emigração que já não se via desde os tempos do fascismo», denunciando porém a manutenção de graves problemas como os baixos salários, a precariedade e a sazonalidade do trabalho. Sobre o turismo, destacou as «condições magníficas» da região e garantiu que ela não pode «continuar a viver só e apenas disso». O Algarve, lembrou, tem história e potencialidades nas pescas, na agricultura e na indústria.

Antes, já Paulo Sá tinha prestado contas da actividade realizada na Assembleia da República pelos deputados do PCP na legislatura que agora finda: quase 350 reuniões, visitas e contactos em todos os concelhos algarvios, 35 projectos de resolução e mais de 400 perguntas e requerimentos sobre aspectos da realidade algarvia (mais 120 do que na legislatura anterior). Entre Setembro de 2017 e Agosto do ano passado, o PCP dirigiu 96 perguntas ao Governo, enquanto PS, PSD, BE e CDS ficaram-se, juntos, pelas 63…

Intervenção para continuar
A terminar, Jerónimo de Sousa valorizou a «extraordinária dedicação» demonstrada por Paulo Sá nos últimos oito anos e garantiu que essa intervenção será para prosseguir: no apoio aos pescadores, mariscadores e viveiristas da Ria Formosa, no combate às assimetrias sociais e regionais, pela dinamização dos sectores produtivos, pela gestão pública dos aeroportos, pela nacionalização dos CTT, pelo investimento público no SNS e nas necessárias infra-estruturas.

 



Mais artigos de: CDU

Romper com o ciclo de atraso do distrito de Viseu

COMPROMISSO Mais de duas centenas de pessoas participaram, sábado, num almoço/convívio que juntou o cabeça de lista da CDU pelo distrito de Viseu, Miguel Tiago, e Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

Soluções para a região do Centro

Na quinta-feira, 11, Heloísa Apolónia, do PEV e primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, dedicou o dia aos temas da saúde e da mobilidade. Acompanhada por Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central do PCP, e por vários dirigentes regionais e concelhios do PCP e do...

Falta de respostas em Lisboa

Alma Rivera, candidata da CDU às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Lisboa, contactou, no dia 8 de Julho, com os trabalhadores do Hospital de Cascais e do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O reconhecimento do...

Intervir em Aveiro

No dia 10 de Julho, Miguel Viegas, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro, desdobrou-se em várias iniciativas dedicadas à Saúde. De manhã visitou o Centro de Saúde de Mourisca do Vouga e de tarde a Extensão de Maceda da Unidade de Saúde Familiar de Cortegaça. No final do...

Madeira precisa de habitação social

«As questões habitacionais são uma das grandes prioridades sociais, para as quais são necessárias medidas e soluções concretas para fazer face às carências vividas por milhares de famílias madeirenses», afirmou, segunda-feira, Herlanda Amado, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral da...

Almoço em Mação

Mais de uma centena de pessoas participaram, no domingo, 14, num almoço/convívio promovido pela CDU de Mação. A iniciativa contou com a intervenção de António Filipe, o candidato da CDU no círculo eleitoral de Santarém para as eleições legislativas. O actual deputado valorizou os avanços...