Romper com o ciclo de atraso do distrito de Viseu

COMPROMISSO Mais de duas centenas de pessoas participaram, sábado, num almoço/convívio que juntou o cabeça de lista da CDU pelo distrito de Viseu, Miguel Tiago, e Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

No distrito de Viseu são eleitos oito deputados

A iniciativa decorreu no refeitório da Escola Secundária Viriato. Num ambiente de alegria e enorme confiança, a primeira intervenção esteve a cargo de Isabel Souto, do Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV). Neste distrito «é possível reforçarmos a CDU e elegermos um deputado por Viseu», afirmou a ecologista, assegurando que Miguel Tiago é, «sem dúvida, a voz que precisamos para defender o que o distrito de Viseu precisa».

Entre outras propostas, Isabel Souto referiu a necessidade de «avançar» na protecção da «natureza» e da «biodiversidade», assim como no «controle de espécies invasoras». Reclamou, também a despoluição dos rios e ribeiras, melhores transportes públicos, a abolição das portagens na A24 e A25 e a conservação do património natural e cultural.

Miguel Tiago apelou ao voto na CDU, para que a AR possa ter uma «voz» que, «representando o interesse nacional, integre a vontade dos trabalhadores e das populações do distrito de Viseu».

Recordou, de seguida, as lutas travadas pelo PCP e pelo PEV nos últimos tempos, em defesa da ligação da Linha da Beira Alta e do Hospital de Viseu, entre muitas outras. «Respostas urgentes» são igualmente necessárias na melhoria e beneficiação do IP3, na ligação de Viseu à Linha da Beira Alta, na revitalização da Linha do Vouga e na reflorestação das áreas ardidas.

«Estamos disponíveis para continuar este trabalho e podemos fazê-lo com mais intensidade, com deputados da CDU a tempo inteiro», destacou o candidato.

Na sua intervenção, também não foram esquecidos os trabalhadores da Urgeiriça e da PSA Peugeot/Citroën, bem como os professores e auxiliares de educação. Valorizou, por isso, a actual greve na fábrica de carros de Mangualde, todos os sábado até ao final do ano, para combater a produção extraordinária implementada pela administração.

Para além de Miguel Tiago (39 anos, geólogo e ex-deputado do PCP na AR), a lista da CDU é composta por Alexandre Hoffmann Castela (30 anos, biólogo), Maria Pires (58 anos, professora), Isabel Souto (49 anos, professora), Telmo Reis (40 anos, coordenador da Comissão Sindical da PSA Peugeot/Citroën), Manuel Veiga (46 anos, enfermeiro), Isabel Rodrigues (63 anos, médica), Fernando Campos (64 anos, industrial de hotelaria), Inês Bártolo da Cruz (21 anos, licenciada em Ciências Psicológicas), Catarina Gouveia (34 anos, auxiliar de geriatria), José Moutinho (28 anos, enólogo) e Maria Ferreira (41 anos, bombeira).

Avanços e conquistas
Por último, Jerónimo de Sousa destacou alguns dos «avanços» e «conquistas» obtidos ao longo da última legislatura, só possíveis pela acção do PCP e do PEV, como a reposição dos feriados e salários; o aumento das reformas e pensões; manuais escolares gratuitos em toda a escolaridade obrigatória; a redução do preço do passe social; a eliminação do Pagamento Especial por Conta; descida da taxa do IVA para a restauração; redução dos custos dos combustíveis para os agricultores e pescadores; alargamento do abono de família.

Tendo em conta que «o que se alcançou é importante mas insuficiente», o Secretário-geral do PCP sublinhou que, nas próximas eleições, «é preciso dar mais força à CDU», para, também, «garantir mais investimento público», impulsionando «a capacidade produtiva do País».

Na mesa, do PCP estiveram também Francisco Almeida, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Viseu (DORAV), Sara Ferreira, da Comissão Concelhia de Viseu, Inês Bártolo, da JCP, João Abreu, do Comité Central, Octávio Augusto, da Comissão Política, e Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central. O PEV fez-se também representar por Miguel Martins, da Comissão Executiva Nacional.

 



Mais artigos de: CDU

CDU foi e será a voz dos algarvios no Parlamento

CONFIANÇA A CDU realizou na sexta-feira, 12, uma sessão pública com a intervenção do seu primeiro candidato pelo círculo eleitoral de Faro, Tiago Raposo, que quer alargar a influência e representação da coligação na Assembleia da República.

Soluções para a região do Centro

Na quinta-feira, 11, Heloísa Apolónia, do PEV e primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, dedicou o dia aos temas da saúde e da mobilidade. Acompanhada por Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central do PCP, e por vários dirigentes regionais e concelhios do PCP e do...

Falta de respostas em Lisboa

Alma Rivera, candidata da CDU às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Lisboa, contactou, no dia 8 de Julho, com os trabalhadores do Hospital de Cascais e do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O reconhecimento do...

Intervir em Aveiro

No dia 10 de Julho, Miguel Viegas, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro, desdobrou-se em várias iniciativas dedicadas à Saúde. De manhã visitou o Centro de Saúde de Mourisca do Vouga e de tarde a Extensão de Maceda da Unidade de Saúde Familiar de Cortegaça. No final do...

Madeira precisa de habitação social

«As questões habitacionais são uma das grandes prioridades sociais, para as quais são necessárias medidas e soluções concretas para fazer face às carências vividas por milhares de famílias madeirenses», afirmou, segunda-feira, Herlanda Amado, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral da...

Almoço em Mação

Mais de uma centena de pessoas participaram, no domingo, 14, num almoço/convívio promovido pela CDU de Mação. A iniciativa contou com a intervenção de António Filipe, o candidato da CDU no círculo eleitoral de Santarém para as eleições legislativas. O actual deputado valorizou os avanços...