Soluções para a região do Centro
Na quinta-feira, 11, Heloísa Apolónia, do PEV e primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, dedicou o dia aos temas da saúde e da mobilidade.
Acompanhada por Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central do PCP, e por vários dirigentes regionais e concelhios do PCP e do PEV, a cabeça-de-lista visitou, primeiro, o Hospital de Peniche, tendo sido recebida pela Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO). Ali, a delegação da CDU constatou as prementes e grandes necessidades de recuperação do edificado do Hospital de Peniche e de investimento na modernização de equipamentos básicos, como camas de internamento. Foi ainda verificada a existência de coberturas de fibrocimento nas instalações hospitalares, cuja necessidade de remoção urgente será alvo de uma Pergunta na Assembleia da República.
A Administração do Centro Hospitalar reconheceu a série de carências de recursos humanos em todos os três hospitais do CHO, nomeadamente ao nível de pessoal médico de várias especialidades, particularmente no serviço de urgências.
A CDU propõe que sejam consideradas medidas extraordinárias de contratação de médicos e de incentivo à fixação de pessoal médico no distrito de Leiria. Considera ainda ser de interesse estratégico para o futuro do Serviço Nacional de Saúde no distrito de Leiria a criação de uma Faculdade de Medicina, integrada na Universidade de Leiria, projecto que há muito a CDU defende.
Outra das propostas da Coligação PCP-PEV passa pela construção de um novo Hospital de referência no Sul do distrito de Leiria, medida que não deve significar o encerramento de nenhuma das unidades hospitalares actualmente existentes, pelo contrário, integrando-as numa rede alargada de cuidados de saúde modernos e de proximidade.
Linha do Oeste
A CDU rumou, depois, às Caldas da Rainha onde realizou uma reunião de trabalho e informação com a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste.
Coincidindo com o dia em que foi publicada a portaria que determina a abertura do concurso para a electrificação da Linha de Meleças até Torres Vedras, a Coligação PCP-PEV sublinhou que a importância estratégica desta via de comunicação ferroviária – para a mobilidade, coesão territorial e preservação ambiental – obriga a que a electrificação e modernização da Linha se faça em toda a sua extensão e sem mais adiamentos.
A CDU constatou ainda outros problemas que se mantêm, como a carência e estado do material circulante, com décadas de serviço, a falta de informação automatizada sobre os horários dos comboios e a progressiva degradação das estações e apeadeiros.
No âmbito da preparação do seu compromisso eleitoral, a CDU proporá a definição de um programa de mobilidade para o distrito de Leiria que garanta um verdadeiro serviço público de transportes para todo o território, que integre as componentes rodoviária e ferroviária, que tenha como eixo estruturante e nodal a Linha do Oeste, que abarque zonas como o Pinhal de Leiria e que preveja a existência de um passe intermodal para o distrito.
Teve ainda lugar um almoço convívio nas Caldas da Rainha, onde foi possível constatar o ambiente de profunda confiança na eleição, pela primeira vez desde 1987, de uma deputada da CDU pelo círculo de Leiria.