Diana Ferreira reafirmou o compromisso com o povo do distrito do Porto e o País

APRESENTAÇÃO Os deputados do PCP eleitos pelo distrito do Porto deram um contributo fundamental na defesa dos interesses populares, realçou-se na apresentação de Diana Ferreira como cabeça-de-lista da CDU por aquele círculo.

Cá estamos e estaremos para avançar

A constatação foi feita na iniciativa realizada ao final da tarde de sexta-feira, 21, no Café Rivoli. No terceiro piso do teatro municipal portuense, a sessão começou ao som de música clássica, com a pianista Joana Resende e a violoncelista Sofia Novo.

Nem todos os que compareceram à apresentação de Diana Ferreira como primeira candidata do PCP-PEV pelo distrito do Porto nas eleições para a Assembleia da República (AR), agendadas para o dia 6 de Outubro, puderam ver as magistrais interpretações de peças de Ravel, Joly Braga Santos e Manuel de Falla. Isto porque a afluência ao acto público não só esgotou completamente o espaço principal como também o átrio contíguo. Ouviram, no entanto, o momento cultural que antecedeu as intervenções políticas, a primeira das quais justamente da cabeça-de-lista do PCP-PEV.

Usando da palavra na primeira de muitas intervenções enquanto primeira candidata da coligação que junta comunistas e ecologistas, Diana Ferreira sublinhou o «papel determinante no caminho de reposição, defesa e conquista de direitos e rendimentos» desempenhado pelos três eleitos pelo círculo eleitoral portuense, e detalhou mesmo não apenas o conjunto de medidas registadas nesse âmbito em diversas áreas e beneficiando diferentes camadas sociais, como precisou aquelas que tiveram particular «impacto no distrito do Porto».

Deu como exemplos os casos «da implementação do Passe Único ou da garantia de condições especiais de acesso à reforma por parte dos trabalhadores das pedreiras».

Casos, ainda, prossegiu Diana Ferreira, «da intervenção que travou a privatização ou concessão da STCP, do Hospital de Santo Tirso e do Centro de Reabilitação, ou daquela que impediu o despedimento das Amas da Segurança Social e o consequente desaparecimento desta actividade».

«A acção e intervenção dos deputados eleitos pela CDU no distrito do Porto fala por si. Nos avanços alcançados, mas também na proximidade com a região», acrescentou a deputada e candidata à AR, que dando nota de uma ímpar actividade de contacto directo desenvolvida ao longo da legislatura pelos três deputados comunistas, designadamente «junto dos trabalhadores de diferentes sectores» nas «várias lutas que protagonizaram», salientou que «essa presença solidária e consistente» só está ao alcance «de quem sabe que o compromisso que tem é com os trabalhadores e o povo».

Não é por isso de estranhar que só diálogo permanente com a realidade e a vida permite aos parlamentares comunistas pautarem a sua acção «continuada e persistente», dando «voz às lutas e às suas exigências».

Ir mais longe

«O que foi alcançado não nos descansa. É preciso ir mais longe e trabalhar para resolver problemas estruturais do nosso país. E por isso cá estamos e estaremos para avançar», assegurou ainda Diana Ferreira.

Da necessidade e condições para dar passos adiante, reforçar a CDU «para avançar de forma decidida na solução dos problemas nacionais e em clara ruptura com as opções de política de direita e os constrangimentos e imposições externas que condicionam a soberania do País e estão na origem dos seus persistentes problemas», falou também, de forma mais prolongada, Jerónimo de Sousa.

O Secretário-geral do PCP não deixou, contudo, de relevar e apelar ao público reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos eleitos comunistas pelo Distrito do Porto, com particular destaque para Diana Ferreira.

«Não estamos ainda em tempo de balanço e avaliação», afirmou. Todavia, «há uma coisa que podemos dizer com clareza: todos aqueles que votaram na CDU, que ajudaram a eleger deputados da CDU, sentem o respeito pelo seu voto».

É igualmente «justo sublinhar o papel desempenhado pela camarada Diana Ferreira» que, «pelas tarefas que assumiu no Grupo Parlamentar», teve um papel destacado em importantes avanços sociais», como é oportuno e «se impõe destacar o papel que os três deputados eleitos no circulo eleitoral do Porto pela CDU tiveram na defesa dos interesses das populações deste distrito», aduziu Jerónimo de Sousa.

Estes factos, aliados às propostas e projecto que as forças da CDU transportam, permitem abordar, com confiança e convicção, uma campanha que «afirme que há solução para os problemas do País e que é possível avançar na sua solução», bem como «na elevação das condições de vida dos trabalhadores e do povo, dos seus direitos, salários e pensões de reforma. Que é possível, com a força do povo, a sua luta e o seu voto na CDU, assegurar o prosseguimento do caminho de novos avanços na reposição de direitos e rendimentos; que é dando mais força à CDU que mais solidamente estarão garantidas as condições para defender, promover e afirmar os direitos do povo português».

«Está nas mãos dos trabalhadores e do povo dar força, com o seu apoio e o seu voto, à exigência de uma política que lhe garanta o direito à plena realização das suas vidas», insistiu o Secretário-geral do Partido.




Mais artigos de: CDU

Fazer da CDU a propulsora da mudança

LEGISLATIVAS Está nas mãos do povo dar mais força a quem afirma a alternativa à política de direita que impede o País de avançar, apelou Jerónimo de Sousa nas apresentações dos cabeças-de-lista da CDU em Setúbal, Porto, Guarda, Castelo Branco e Viana do Castelo.

Primeiro candidato da CDU na Guarda com foco no progresso do Interior

Só quem esteve do lado dos que lutam contra as consequências da política de direita pode protagonizar a mudança. Esta foi a ideia-chave deixada por André Santos num almoço em que dezenas de pessoas se juntaram para o primeiro acto público da sua apresentação como primeiro candidato da CDU à...

CDU é trabalho, honestidade e competência

CAMPANHA São já conhecidos os 22 primeiros candidatos que integram as listas da CDU às legislativas de 6 de Outubro, uma «batalha eleitoral» que vai influenciar o futuro do nosso País.