«Farsa judicial» para impedir regresso de Lula à presidência

FARSA O PT e do PCdoB ga­rantem que a di­vul­gação de men­sa­gens entre o ex-juiz Sérgio Moro e pro­cu­ra­dores da Lava Jato con­firmam a farsa ju­di­cial para im­pedir a vi­tória elei­toral de Lula.

Re­ve­ladas con­versas entre Sérgio Moro e pro­cu­ra­dores da Lava Jato

O sítio web The In­ter­cept pu­blicou uma série de re­por­ta­gens ba­se­adas em trocas de e-mails que re­velam que Sérgio Moro, agora mi­nistro da Jus­tiça de Jair Bol­so­naro, co­or­denou ac­ções ilí­citas com pro­cu­ra­dores da ope­ração Lava Jato para in­cri­minar Lula, preso há mais de um ano por su­postos actos de cor­rupção.

Numa nota, na se­gunda-feira, 10, o PT pre­cisa que, «ao con­trário do que afirmam para tentar abafar as suas ac­ções ile­gais», Moro e os pro­cu­ra­dores da Lava Jato vi­o­laram todas as fron­teiras da le­ga­li­dade do Es­tado de­mo­crá­tico de di­reito.

Su­blinha que os im­pli­cados co­me­teram «crimes contra a li­ber­dade de Lula, contra o di­reito de de­fesa e o de­vido pro­cesso legal e, prin­ci­pal­mente, contra a so­be­rania do povo no pro­cesso elei­toral».

Para o PT, as men­sa­gens re­ve­ladas de­mons­tram que a in­ves­ti­gação da Lava Jato mentiu sobre o apar­ta­mento do Gua­rujá, no li­toral de São Paulo. Um dos pro­cu­ra­dores, Deltan Dal­lagnol, re­co­nhece que nunca teve provas de que a ha­bi­tação per­tencia ao ex-di­ri­gente tra­ba­lhista, con­de­nado por ale­ga­da­mente ter re­ce­bido o apar­ta­mento em troca de fa­vores.

O co­mu­ni­cado do PT as­si­nala também que Moro co­meteu «de­li­be­ra­da­mente um crime» ao re­velar diá­logos de Lula com a ex-pre­si­dente Dilma Rous­seff, o que foi pla­neado com a in­ves­ti­gação. De igual modo, «a Lava Jato ac­tuou para im­pedir a eleição do can­di­dato do PT, Fer­nando Haddad». O PT con­clui, assim, que Lula é «um preso po­lí­tico, con­de­nado e preso sem ter co­me­tido crime algum».

Já o Par­tido Co­mu­nista do Brasil (PCdoB) de­fende o afas­ta­mento do mi­nistro Sérgio Moro para que as in­ves­ti­ga­ções pros­sigam o seu curso. O de­pu­tado co­mu­nista Da­niel Al­meida fala de «um dos prin­ci­pais e mai­ores es­cân­dalos da Re­pú­blica», pois «não é pos­sível que um juiz con­duza o pro­cesso de in­ves­ti­gação e com­bine com os in­ves­ti­ga­dores com o ob­je­tivo de atingir pes­soas, de in­ter­ferir no pro­cesso po­lí­tico». Jan­dira Feghali, igual­mente de­pu­tada do PCdoB, ga­rante que o pro­cesso Lava Jato se re­velou «um pro­jecto de poder».

PT, PCdoB e ou­tras or­ga­ni­za­ções no Brasil exigem a li­ber­tação ime­diata de Lula.




Mais artigos de: Internacional

Cuba e Venezuela reforçam unidade

DIG­NI­DADE O pre­si­dente Mi­guel Díaz-Canel afirmou que Cuba e a Ve­ne­zuela triun­farão pe­rante a agres­si­vi­dade norte-ame­ri­cana graças à uni­dade e dig­ni­dade que ca­rac­te­rizam ambos os países.

Estados Unidos ameaçam ampliar guerra comercial contra China

Após cimeira do G-20 no Japão, em finais de Junho, o presidente dos EUA, Donald Trump, decidirá a possível aplicação de novas tarifas aduaneiras contra a China, confirmou o secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin. Nesse encontro, nos dias 28 e 29, na cidade de Osaka, Trump espera reunir-se com o presidente da...

Milhares de manifestantes no Haiti exigem demissão do presidente Moise

Na segunda-feira, 10, Puerto Príncipe, a capital do Haiti, recuperava paulatinamente a tranquilidade depois das manifestações da véspera contra a governação do presidente Jovenel Moise. Algumas escolas, bancos e pequenas lojas não abriram as portas e havia pouco tráfego, informa a Prensa Latina. Na principal artéria da...

Levantamento popular prossegue no Sudão

Prossegue o levantamento popular no Sudão apesar da forte repressão dos golpistas militares no poder. As forças democráticas sudanesas continuam a exigir a formação imediata de um governo civil. Esta semana, após a mediação da Etiópia, através do seu primeiro-ministro Abiy Ahmed, o Conselho Militar de Transição, que...