Milhares de manifestantes no Haiti exigem demissão do presidente Moise

Na segunda-feira, 10, Puerto Príncipe, a capital do Haiti, recuperava paulatinamente a tranquilidade depois das manifestações da véspera contra a governação do presidente Jovenel Moise.

Algumas escolas, bancos e pequenas lojas não abriram as portas e havia pouco tráfego, informa a Prensa Latina. Na principal artéria da capital, manifestantes lançavam pedras contra as viaturas, situação que se repetia na estrada para o aeroporto Toussaint Louverture.

Milhares de pessoas saíram às ruas em todo o país, no domingo, 9, em protesto contra a corrupção, o aumento da pobreza, a redução do poder aquisitivo e o incremento da insegurança.

Os manifestantes exigiram a demissão do presidente da República, que no último ano enfrentou já quatro grandes vagas de protestos, a que se seguiram vários dias de paralisação do país.

A oposição contabilizou sete mortos e mais de 100 feridos e denunciou abusos policiais.

Os protestos, convocados por movimentos como Nou pap Domi (Não Dormiremos) e estruturas políticas como o Sector Democrático e Popular, Três Vozes e Fanmi Lavalas, estenderam-se a outras cidades do país.




Mais artigos de: Internacional

Cuba e Venezuela reforçam unidade

DIGNIDADE O presidente Miguel Díaz-Canel afirmou que Cuba e a Venezuela triunfarão perante a agressividade norte-americana graças à unidade e dignidade que caracterizam ambos os países.

Estados Unidos ameaçam ampliar guerra comercial contra China

Após cimeira do G-20 no Japão, em finais de Junho, o presidente dos EUA, Donald Trump, decidirá a possível aplicação de novas tarifas aduaneiras contra a China, confirmou o secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin. Nesse encontro, nos dias 28 e 29, na cidade de Osaka, Trump espera reunir-se com o presidente da...

Levantamento popular prossegue no Sudão

Prossegue o levantamento popular no Sudão apesar da forte repressão dos golpistas militares no poder. As forças democráticas sudanesas continuam a exigir a formação imediata de um governo civil. Esta semana, após a mediação da Etiópia, através do seu primeiro-ministro Abiy Ahmed, o Conselho Militar de Transição, que...