Escolas do Seixal escolhem Atalaia no Dia da Árvore
FESTA DO AVANTE! É a terceira vez que escolas do concelho do Seixal aceitam o convite para assinalarem o Dia da Árvore na Quinta da Atalaia. Foi uma jornada de valor pedagógico e de protecção da natureza.
As escolas do Agrupamento Pedro Eanes Lobato (PEL), de Amora, escolheram a Quinta da Atalaia para comemorarem o Dia Internacional da Árvore, que coincidiu com o Dia Mundial da Poesia. Assim, no passado dia 21, segundo dia da Primavera, assistiu-se a um cenário paradisíaco: mais de 700 crianças, no deslumbramento bucólico do local onde se realiza a Festa do Avante!, com um cheirinho a poesia e amor pela natureza.
Cada criança meteu 2 sementes de pinheiro na terra, contida em dois vasos biodegradáveis: levou um para casa e deixou o outro, devidamente etiquetado, para o viveiro da Quinta da Atalaia.
O entusiasmo e alegria dos petizes, quando se entregam a estas tarefas pouco comuns no percurso curricular, saltam à vista. Acabada a missão, lavaram as mãos, pegaram no saquito com a merenda e participaram numa divertidíssima sessão de zumba. Antes, muitas crianças tomaram de assalto o parque infantil, logo à entrada do Quinta do Cabo, para se exercitarem nos vários aparelhos que se apresentam em excelentes condições.
«Trata-se de uma actividade divertida e de valor pedagógico. As crianças ader com facilidade a aprender de forma lúdica. Pergunta-me por quê o pinheiro? Olhe, as crianças nem sabiam que a semente desta árvore é o pinhão, que tão gostosamente comem na quadra natalícia. Além do mais, esta é uma forma prática de as sensibilizar para a protecção do ambiente», disse-nos Armanda Rocha, da EB1-JI da Quinta da Medideira.
Luísa Cachaço, coordenadora do Departamento Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas PEL, também se prestou a dar a sua opinião. «É importante que a Escola tire proveito do que há em cada local, que se ligue à comunidade. Ora, esta acção é pedagogicamente adequada ao tema e à idade destas crianças. Digo-lhe que a organização desta iniciativa está óptima, nós limitamo-nos a olhar pelas crianças. Tudo o resto está previsto e tratado. Se quiser, escreva que eu não sou do Partido, mas tenho que dizer a verdade».
Efectivamente, a organização foi exemplar, incluindo a abertura do Posto Médico e a presença de uma ambulância dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, não fosse acontecer algo de desagradável.
Será justo mencionar as escolas que aderiram a esta realização. Foram elas: EB1 Infante D. Augusto, EB da Quinta da Princesa, EB1 de Amora, EB1 da Quinta da Medideira e EB da Quinta das Inglesinhas.
Solução ecológica
para o corte da erva
O corte da erva da Quinta da Atalaia, onde se realiza a Festa do Avante!, encontrou uma solução eficaz e ecológica: o entendimento com dois pastores que comandam um rebanho de 250 ovelhas e oito carneiros. Os dois irmãos Castanheira, Albino e Paulo, são auxiliados por dois cães traçados de pastor alemão, o bobi e o fadista, que se afadigam para que o oviário não pise terrenos interditos.
Sara Gusmão, do Secretariado da Festa, explica a opção: «Temos 16 hectares de área verde que é preciso tratar usando máquinas e gastando combustível». Posto isto, «chegámos a entendimento com dois pastores que colocaram o rebanho a pastar na Quinta e que o levarão daqui antes de começarem os preparativos para a Festa», esclareceu. Aliás, a dirigente comunista lembrou que se trata da recuperação de uma prática que era habitual há uns anos.
Quanto aos pastores, satisfeitos por verem o seu trabalho facilitado, dizem que «só é pena não termos vindo mais cedo, logo depois das chuvas de Inverno, quando a erva está rasteirinha, mais ao gosto dos animais».
Mas uma pergunta não nos saía da cabeça, e lançámo-la: «Será que o comportamento das ovelhas é o mesmo, depois de comerem erva que cresceu em terrenos que suportaram tantas edições de uma Festa sem igual. Para já, os pastores não deram por nada de estranho no comportamento do rebanho.