Vitória da luta dos mineiros

O alargamento às lavarias do regime especial de acesso às pensões de invalidez e velhice que se aplica ao pessoal do interior das minas representa uma vitória da luta travada no sector, com recurso a greves, manifestações, abaixo-assinados e acções institucionais, congratulou-se o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira.

Durante a semana passada, foi distribuído nas empresas um comunicado em que a direcção do STIM anunciou a aprovação da medida na Assembleia da República, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019.

A justa reclamação dos trabalhadores e do sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN foi interpretada pelo PCP, através de uma proposta de alteração que foi, no fundamental, aprovada pelos outros partidos. O alargamento abrange também quem trabalha na indústria de extracção e transformação da pedra.

O STIM assinala que a fórmula proposta pelo PCP para a redução do tempo de serviço trazia mais justiça (alteração ao artigo 4.º da proposta de Lei supra citada), pois previa que o «factor de sustentabilidade» não fosse aplicado a estes trabalhadores e garantiria que a idade referência seria sempre 65 anos.

Com a energia e o regozijo obtidos com esta vitória, é preciso dar novo balanço à luta nas empresas, para que dêem cabal resposta aos cadernos reivindicativos, e também junto do poder político, para que dê mais força e capacidade de intervenção à Autoridade para as Condições do Trabalho, para que acabe com as normas gravosas do Código do Trabalho, e para que venha a aprovar alguns aspectos que foram recusados por PS, PSD e CDS – conclui o sindicato.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Natal em greve

Os trabalhadores da Logística do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entraram em greve no sábado, dia 15, por treze dias, pela valorização da carreira e contra a precariedade laboral. Os bombeiros profissionais iniciaram no turno nocturno de anteontem, dia 18, uma greve de duas semanas, contra...

Estivadores vencedores

«Com a luta, os estivadores venceram», salientou a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN), no dia 15, sábado, ao saudar «os trabalhadores estivadores do porto de Setúbal e o seu sindicato SEAL», pelo acordo alcançado na véspera. A federação sublinha que a vitória dos estivadores foi...

Acordo na Plural

O resultado da luta no Grupo Plural Entertainment (GPE) «demonstra que com união, solidariedade, persistência e força, é possível atingir objectivos que parecem inalcançáveis», comentou esta segunda-feira o Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE), a propósito do acordo com a...