Resposta firme na Fico Cables

Com elevados níveis de adesão, semelhantes aos verificados nos dias 16 e 23 de Novembro, os trabalhadores da Fico Cables fizeram greve no dia 3, segunda-feira, durante duas horas por turno. De tarde, voltaram a concentrar-se à porta da fábrica de cablagens da multinacional Ficosa, na Maia.

Este foi o primeiro dos quatro dias de greves decididos para este mês, «perante a posição de inflexibilidade manifestada pela administração na última reunião, a 22 de Novembro, recusando resolver as legítimas reivindicações apresentadas», como o SITE Norte tinha explicado, ao anunciar a luta. O sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN convocou greves, nos mesmos moldes, para dias 7, 10 e 14, mantendo-se durante todo o mês a recusa de trabalho suplementar.

Junto do piquete, onde as mulheres eram claramente maioritárias, como sucede na empresa e na generalidade do sector, estiveram Diana Ferreira e Ângela Moreira, deputadas do PCP, que reafirmaram a solidariedade do Partido à luta em defesa do caderno reivindicativo, contra a discriminação salarial e por aumentos salariais justos.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Avança a luta na Petrogal

RESISTÊNCIA Durante toda a semana que começa dia 17 e nos 12 dias que se seguem à passagem de ano, os trabalhadores da Petrogal vão estar em greve, reclamando que pare o ataque patronal aos direitos.

CT de Lisboa criticam lacunas e falhas da ACT

DIREITOS As comissões de trabalhadores da região de Lisboa acusaram ontem a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) de deficiente fiscalização das práticas patronais.

A maior greve de sempre na Geberit

A greve de 24 horas realizada no dia 26 de Novembro na Geberit Produção, na Torre (Carregado), alcançou a maior adesão de sempre, destacou o Sindicato dos Trabalhadores da Cerâmica e Construção do Sul. No piquete do turno da manhã, juntamente com dezenas de trabalhadores, estiveram dirigentes...

Centenas de bombeiros aprovam 15 dias de greve

Várias centenas de bombeiros profissionais (sapadores e municipais) participaram no dia 3, segunda-feira, na concentração nacional promovida em Lisboa pelos sindicatos da CGTP-IN que intervêm neste sector (STAL e STML) e à qual se associaram outras estruturas representativas. «Ofender os...