A maior greve de sempre na Geberit

A greve de 24 horas realizada no dia 26 de Novembro na Geberit Produção, na Torre (Carregado), alcançou a maior adesão de sempre, destacou o Sindicato dos Trabalhadores da Cerâmica e Construção do Sul. No piquete do turno da manhã, juntamente com dezenas de trabalhadores, estiveram dirigentes do sindicato e da federação (Feviccom) e o Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.

A luta foi convocada contra a pressão psicológica, a discriminação e a desregulamentação dos horários de trabalho, através de adaptabilidades e «bancos» de horas, e para exigir aumento dos salários e do subsídio de refeição, 25 dias úteis de férias para todos, melhoria geral das condições de segurança e saúde no trabalho e passagem dos trabalhadores com vínculo precário para o quadro de efectivos.

O sindicato acusou a empresa de pretender «trocar» um aumento de cem euros no subsídio de turno pelo fim do pagamento do trabalho extraordinário, com alterações nas escalas que iriam acabar com a prática de dois dias de descanso seguidos.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Avança a luta na Petrogal

RESISTÊNCIA Durante toda a semana que começa dia 17 e nos 12 dias que se seguem à passagem de ano, os trabalhadores da Petrogal vão estar em greve, reclamando que pare o ataque patronal aos direitos.

CT de Lisboa criticam lacunas e falhas da ACT

DIREITOS As comissões de trabalhadores da região de Lisboa acusaram ontem a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) de deficiente fiscalização das práticas patronais.

Resposta firme na Fico Cables

Com elevados níveis de adesão, semelhantes aos verificados nos dias 16 e 23 de Novembro, os trabalhadores da Fico Cables fizeram greve no dia 3, segunda-feira, durante duas horas por turno. De tarde, voltaram a concentrar-se à porta da fábrica de cablagens da multinacional Ficosa, na Maia....

Centenas de bombeiros aprovam 15 dias de greve

Várias centenas de bombeiros profissionais (sapadores e municipais) participaram no dia 3, segunda-feira, na concentração nacional promovida em Lisboa pelos sindicatos da CGTP-IN que intervêm neste sector (STAL e STML) e à qual se associaram outras estruturas representativas. «Ofender os...