Jerónimo de Sousa visitou «nova» Avenida Álvaro Cunhal
O Secretário-geral do PCP visitou a Avenida Álvaro Cunhal, em Setúbal, após a Conferência que o Partido realizou naquela cidade no passado sábado, 24. Jerónimo de Sousa teve, assim, a oportunidade de testemunhar pessoalmente a qualidade das obras de requalificação daquela artéria central de Setúbal, inauguradas no dia em que se cumpriu o 105.º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal.
Com estas obras, a avenida que inicia a ligação da entrada de Setúbal à Estrada Nacional 10, a caminho do Alentejo, ficou dotada de melhores condições para o tráfego de peões e ciclistas, mais iluminação e espaços verdes e estacionamento regulado. Ao mesmo tempo, passou a ter elementos de arte pública de grande qualidade estética e relevância histórica.
Ao longo da Avenida estão reproduzidos em grandes dimensões alguns dos Desenhos da Prisão de Álvaro Cunhal, havendo ainda uma obra escultórica com um retrato do dirigente comunista. Tudo isto é visível dos dois sentidos. À noite, o conjunto ganha ainda maior visibilidade devido à iluminação dos Desenhos.
A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que acompanhou a visita do Secretário-geral do Partido, revelou que estão a ser preparados textos sobre Álvaro Cunhal, os Desenhos da Prisão e as condições em que estes foram produzidos, que serão depois disponibilizados à população e às diferentes entidades concelhias. José Capucho, do Secretariado e da Comissão Política, Margarida Botelho, da Comissão Política, e Nuno Costa, do Comité Central, também acompanharam Jerónimo de Sousa.