Visita de João Lourenço reforça laços luso-angolanos
COOPERAÇÃO A visita do presidente da República de Angola a Portugal contribuiu para o reforço das relações de cooperação entre os dois países e os laços de amizade entre os povos angolano e português.
O presidente da República de Angola, general João Lourenço, efectuou na semana passada uma visita de Estado a Portugal para renovar e consolidar as relações entre os dois países. Relações – políticas, económicas, culturais, históricas – que continuarão a ser desenvolvidas «a caminho da excelência», garantiu o dirigente angolano.
Durante a visita de três dias, João Lourenço teve diversos encontros com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Costa, e discursou na Assembleia da República. Foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, recebeu as chaves das cidades de Lisboa e do Porto entregues pelos presidentes das respectivas câmaras municipais, participou num fórum com empresários, reuniu-se com estudantes angolanos e representantes da comunidade angolana em Portugal, e respondeu, em conferência de imprensa, a questões sobre as relações bilaterais e a situação política, económica e social no seu país.
No quadro da visita, a delegação angolana, que incluiu vários ministros, e a parte portuguesa assinaram um total de 13 acordos de cooperação nas áreas do ensino superior, ciência e tecnologia, formação de professores, agricultura, engenharia, investigação científica, justiça, turismo, juventude e desportos.
O próprio João Lourenço anunciou aos jornalistas que novos acordos serão estabelecidos durante a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola, no primeiro trimestre de 2019, nomeadamente nas áreas da saúde e da simplificação de vistos.
Aos empresários portugueses, em especial «os pequenos e médios empresários, de praticamente todos os ramos da economia», o presidente angolano convidou-os a investir no seu país.