Buenos Aires blindada recebe cimeira dos G20
Os líderes das principais potências e dirigentes de organizações internacionais assistem na sexta-feira, 30, e no sábado, 1, em Buenos Aires, a mais uma cimeira do G20, o grupo das maiores economias mundiais.
Já decorrem na capital argentina as reuniões preparatórias, a nível ministerial e técnico, sobre temas que vão das finanças à luta contra a corrupção, passando pela educação, emprego e transição energética. Na agenda da cimeira do G20 estarão temas como comércio, migrações e mudanças climáticas.
Buenos Aires está sob fortes medidas de segurança. Haverá tolerância de ponto amanhã e foram impostas restrições nos transportes públicos, incluindo a interrupção de linhas de metro e comboio.
Na reunião dos líderes, na localidade de Retiro – cercada por três anéis de segurança – estarão os presidentes Donald Trump, dos EUA, Xi Jinping, da China, Vladimir Putin, da Rússia, e Emmanuel Macron, da França. Presentes também a chanceler alemã Angela Merkel, os primeiros-ministros Pierre Trudeau (Canadá), Theresa May (Grã-Bretanha) e Shinzo Abe (Japão), e os presidentes cessantes Peña Neto (México) e Michel Temer (Brasil), entre outros. Assistem representantes de instituições como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) ou a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Espera-se que, à margem da cimeira do G20, se realizem encontros bilaterais entre Trump e Jinping e Trump e Putin.