Avenida Álvaro Cunhal em Setúbal

No sábado à tarde, dia 10, coincidindo com a data do 105.º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal, foi inaugurada a obra de requalificação da avenida que, numa das principais entradas de Setúbal, tem desde 21 de Dezembro de 2013 o nome do dirigente comunista.

«Esta avenida é a singela homenagem setubalense a Álvaro Cunhal, comunista, antifascista, democrata e Secretário-geral do PCP que, ao longo da sua vida, elegeu como combate primordial a luta pela democracia, pela justiça, pela igualdade, por uma sociedade melhor, mais justa» e «é a nossa homenagem aos comunistas que deram e continuam a dar contributo decisivo à democracia portuguesa que ajudaram, como poucos, a instaurar e que continuam a contribuir para manter», disse a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, na cerimónia realizada no quartel dos Bombeiros Sapadores por causa da intempérie.

Maria das Dores Meira salientou que homenagear Álvaro Cunhal e recordar quem foi e o que fez «é um dever da sociedade portuguesa que aqui cumprimos» e que «assume enorme actualidade».

Evocando os longos anos de luta de Álvaro Cunhal e demais camaradas, a presidente da Câmara, eleita do PCP na lista da CDU, observou que «hoje, continuamos esse caminho», «nesta avenida, nas ruas do nosso concelho, na criação de melhores condições de acesso à cultura, ao desporto, à educação», «a construir uma cidade e um concelho melhores».

Com esta operação de requalificação (que incluiu a realização de profundas melhorias na vizinha Rua Fernão Lopes, executadas pela Junta de Freguesia de São Sebastião), a Avenida Álvaro Cunhal tem agora, no troço entre as rotundas do Monte Belo e dos Golfinhos (Praça 25 de Abril), uma ciclovia, faixas pedonais, iluminação reforçada, novas áreas de relvado e novos espécimes arbóreos. Na placa central estão cinco painéis iluminados, com reproduções de «Desenhos da Prisão», seleccionadas entre os trabalhos que Álvaro Cunhal criou, entre 1951 e 1959, na Penitenciária de Lisboa e no Forte de Peniche.

Na inauguração, com largas dezenas de camaradas e amigos, esteve presente uma delegação do Partido, constituída por José Capucho, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, e Margarida Botelho, da Comissão Política do CC.

 



Mais artigos de: Nacional

Agricultura familiar em Lisboa por melhores políticas

LUTA Cerca de mil agricultores, dirigentes agrícolas e amigos do mundo rural manifestaram-se, dia 8 de Novembro, frente à Assembleia da República, em defesa da agricultura familiar, do mundo rural e da soberania alimentar.

39 anos a transformar com a juventude

ANIVERSÁRIO Fundada a 10 de Novembro de 1979, pela fusão da União de Estudantes Comunistas com a União da Juventude Comunista, a Juventude Comunista Portuguesa é a organização revolucionária da juventude.

CDU quer complemento regional de reforma para a Madeira

A CDU realizou, no domingo, 11, uma jornada de contacto com as populações dos concelhos de Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta, Madeira, em defesa de uma nova política regional que valorize as pensões de reforma. Na vila da Calheta, Ricardo Lume, deputado na Assembleia Legislativa, eleito...

Situação crítica na saúde do Litoral Alentejano

A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano esteve reunida, no dia 5 de Novembro, com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Na reunião alertou-se para a situação «bastante crítica» da região, onde faltam 260 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de...

«Cultura em Luta»

Está convocada para dia 19, segunda-feira, às 17 horas, no Rossio, em Lisboa, uma concentração de apoio à exigência de alteração da política para a área da cultura e do correspondente financiamento no Orçamento do Estado, onde esta deverá ascender ao valor correspondente a um por cento do total das despesas. A...