5000 Contactos: tarefa de todo o Partido. E de cada militante
No XX Congresso, no que se refere ao reforço da organização e intervenção do Partido junto da classe operária e dos trabalhadores, nas empresas e locais de trabalho, decidimos: «Nos próximos anos, a par de medidas a dinamizar de imediato, deve ser concretizada uma grande acção nacional com este objectivo, assegurando a discussão e a adopção de decisões em todos os organismos e organizações do Partido.»
Em Janeiro de 2018, numa resolução sobre o reforço orgânico, o Comité Central deu forma a esta decisão do Congresso e decidiu «definir objectivos de recrutamento, com a identificação nominal de trabalhadores a contactar, estabelecendo o objectivo de realizar 5000 contactos com trabalhadores até ao final de 2018, dando a conhecer as razões pelas quais devem aderir e reforçar o PCP». A 27 de Outubro, o CC fez um primeiro balanço e considerou de grande significado e importância para o presente e o futuro do Partido o trabalho já desenvolvido. Os nomes identificados para contactar já ultrapassam os 5000. Já feitas conversas com mais de 1500 e recrutados mais de 500.
O Partido está mais forte. Tem mais militantes organizados nas empresas e locais de trabalho, alargou o numero de células de empresa, melhorou a composição social e etária, tem um melhor conhecimento da realidade de empresas e locais de trabalho e dos problemas dos trabalhadores, reforçou a ligação às massas, cresceu a consciência sobre a importância da presença organizada do Partido nas empresas e nos locais de trabalho, tem melhores condições para reforçar as organizações de massas e a luta dos trabalhadores pelas suas justas reivindicações e pela ruptura com a política de direita e concretização da política patriótica e de esquerda e um governo que a execute.
Alimento de um Partido revolucionário
São cinco as principais tarefas que estão colocadas a todas as organizações do Partido para dar continuidade e garantir o êxito desta tão importante acção para o futuro do Partido e a luta dos trabalhadores. Integrar, valorizar a militância, distribuir tarefas a todos os que já aderiram ao Partido, potenciando cada novo recrutamento em mais força organizada do. Estabelecer formas de informação regular com os trabalhadores contactados e que decidiram ainda não aderir ao Partido. Dar sentido e expressão concreta ao trabalho de direcção em tempo, meios e quadros, assumindo de facto esta tarefa como a principal prioridade do Partido. Acelerar e alargar os contactos, definindo objectivos semanais, envolvendo neles mais camaradas e estimulando cada militante a tomar a iniciativa na acção política diária e no contacto junto daqueles com quem trabalha e se relaciona, como um dos elementos essenciais da ligação e influência do Partido e da sua capacidade de esclarecimento e mobilização. Realizar um apertado controlo de execução das decisões tomadas.
A grande experiência e sabedoria acumulada do Partido indica-nos que é na ligação aos operários, aos trabalhadores, às massas, que as organizações do Partido encontram e forjam os quadros de que precisam para alargar e reforçar o trabalho de direcção e dar resposta às «milhentas» tarefas a que temos de responder todos os dias. É como se a ligação às massas fosse o alimento diário sem o qual o Partido não sobrevive como partido revolucionário.
No desenvolvimento da acção dos 5000 contactos, concretizamos uma das mais importantes componentes da ligação do Partido às massas, que deve ser natural e permanente na vida do Partido.