Bloqueio a Cuba atenta contra soberania

BLO­QUEIO A As­sem­bleia Geral da ONU vota no pró­ximo dia 31 uma nova re­so­lução a exigir o fim do cri­mi­noso blo­queio dos Es­tados Unidos contra Cuba, com que o im­pe­ri­a­lismo tenta sub­meter o povo cu­bano.

As­sem­bleia Geral da ONU vai exigir de novo o fim do blo­queio

O pre­si­dente de Cuba, Mi­guel Díaz-Canel, afirmou que o blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro im­posto pelos EUA pre­ju­dica o povo cu­bano e atenta contra a so­be­rania e os in­te­resses dos países.

Díaz-Canel as­si­nalou, na rede so­cial Twitter, que o blo­queio é o prin­cipal im­pe­di­mento do pro­gresso eco­nó­mico de Cuba e en­fa­tizou que se trata do sis­tema de san­ções eco­nó­micas mais amplo e pro­lon­gado que ja­mais se aplicou contra qual­quer país.

A poucos dias de a As­sem­bleia Geral das Na­ções Unidas votar, a 31 de Ou­tubro, um novo pro­jecto de re­so­lução sobre a ne­ces­si­dade de se pôr fim ao blo­queio, nu­me­rosas de­nún­cias surgem dentro e fora de Cuba para exigir o fim dessa po­lí­tica de Washington.

Desde 1992, ini­ci­a­tivas se­me­lhantes na ONU re­ce­beram um apoio ca­te­gó­rico, que nos úl­timos três anos abrangeu 191 dos 193 es­tados mem­bros da or­ga­ni­zação mul­ti­la­teral.

De acordo com as au­to­ri­dades de Ha­vana, cal­culam-se os pre­juízos cau­sados pelo blo­queio es­tado-uni­dense a Cuba, só entre Abril de 2017 e Março deste ano, em quatro mil e 321 mi­lhões de dó­lares. As perdas acu­mu­ladas du­rante quase 60 anos de blo­queio as­cendem a 934 mil mi­lhões de dó­lares.

Nas Na­ções Unidas, na se­mana pas­sada, foi de­nun­ciado que o di­reito dos cu­banos ao de­sen­vol­vi­mento está li­mi­tado pelos efeitos ne­ga­tivos do blo­queio dos EUA. Fa­lando na Se­gunda Co­missão da ONU, a re­pre­sen­tante per­ma­nente de Cuba, Ana Sílvia Ro­dri­guez, as­si­nalou que a po­lí­tica im­pe­ri­a­lista norte-ame­ri­cana im­pede a ilha de aceder em igual­dade de con­di­ções com ou­tros países às me­lhores tec­no­lo­gias.

O blo­queio, vincou a di­plo­mata, não per­mite que Cuba es­ta­be­leça com nor­ma­li­dade re­la­ções de co­mércio, fi­nan­ci­a­mento ou in­ves­ti­mento com o resto do mundo ou man­tenha vín­culos com ins­ti­tui­ções fi­nan­ceiras in­ter­na­ci­o­nais e em­presas de ou­tros países, in­cluindo as dos EUA.




Mais artigos de: Internacional

Frente democrática junta partidos no apoio a Haddad

ALERTA Votar por Haddad é a res­posta à sombra do fas­cismo que ameaça es­tender-se sobre o Brasil, aler­taram seis par­tidos po­lí­ticos agru­pados numa frente de­mo­crá­tica em apoio ao can­di­dato pre­si­den­cial.

PC da Ucrânia denuncia ameaças contra o seu líder, Pyotr Simonenko

O Partido Comunista da Ucrânia (PCU) denunciou como um crime punido pelas leis em vigor no país o apelo ao assassinato do líder comunista feito por um deputado ucraniano. Um comunicado do PCU explica que, no passado dia 10, o deputado Igor Mosiychuk, do Partido Radical, ameaçou de morte o dirigente comunista Pyotr...

Frelimo vence autárquicas em 44 dos 53 municípios

Ainda não há resultados finais definitivos, nem completos, mas os dados oficiais disponíveis apontam para uma vitória da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) nas eleições municipais realizadas no dia 10. A frente no poder ganhou a presidência de 44 dos 53 municípios do país, entre os quais Maputo, a capital. A...

Carteiros canadianos avançam para greve

Após dez meses de negociações, os trabalhadores da Canada Post Corporation, a empresa pública de serviços postais daquele país, anunciaram uma greve nacional que começará já na próxima segunda-feira se, até lá, o governo canadiano não ceder aos carteiros em seis grandes eixos: aumentos...