Quem promove o fascismo?

O voto dos de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu contra a pro­posta de san­ções à Hun­gria por «vi­o­lação dos va­lores da União Eu­ro­peia» serviu para re­cru­descer o ataque an­ti­co­mu­nista, so­cor­rendo-se os média da omissão, da ma­ni­pu­lação e da men­tira.

Dos co­men­ta­dores de ser­viço eram es­pe­radas as teses ha­bi­tuais, pro­cu­rando trans­formar a re­cusa de um pro­cesso de apli­cação de san­ções (que, ainda há pouco tempo, ser­viram de ameaça ao nosso país por vi­o­lação de ou­tros va­lores…) num apoio ao go­verno hún­garo e aos ata­ques à de­mo­cracia de que é pro­ta­go­nista.

Num exer­cício mar­cado pela hi­po­crisia, ig­noram os ar­gu­mentos pró­prios que o PCP avançou para ex­plicar a razão do seu voto, lan­çando-se pelo con­trário no velho exer­cício de equi­parar os «ex­tremos». «Só o PCP e a ex­trema-di­reita vo­taram a favor de Órban», leu-se por aí, tantas vezes vindo da­queles que par­ti­lham cargos no grupo que in­te­gram no Par­la­mento Eu­ropeu com des­ta­cados di­ri­gentes do par­tido no poder na Hun­gria. E que no dia-a-dia, lado a lado, com eles par­ti­lham po­si­ci­o­na­mentos e sen­tidos de voto.

Mas, para lá dos co­men­tá­rios, o tra­ta­mento jor­na­lís­tico do que se passou no Par­la­mento Eu­ropeu foi igual­mente mar­cado por, no mí­nimo, uma sim­pli­fi­cação da po­sição do PCP. A re­cusa de san­ções foi apre­sen­tada como uma sim­ples re­cusa da in­ge­rência, pas­sando ao lado, no­me­a­da­mente, da de­núncia feita da as­censão de forças de ex­trema-di­reita na União Eu­ro­peia. Mas os de­pu­tados do PCP não se li­mi­taram à cons­ta­tação, de­nun­ci­ando igual­mente aqueles que, pela sua acção, pro­movem e dão força ao fas­cismo, ao ra­cismo, à xe­no­fobia.

É a pró­pria União Eu­ro­peia e as suas po­lí­ticas que criam con­di­ções para si­tu­a­ções como a da Hun­gria que, aliás, não é única. Ao de­fender fi­el­mente os in­te­resses das grandes po­tên­cias e do ca­pital, as ins­ti­tui­ções da União Eu­ro­peia con­tri­buem para a vi­o­lação dos mesmos di­reitos hu­manos que afirmam querer de­fender agora na Hun­gria. Assim foi com as in­ter­ven­ções da troika, de que Por­tugal é exemplo, ou até com a par­ti­ci­pação na des­truição da Líbia e na agressão à Síria.

Quando fa­lamos da mesma União Eu­ro­peia que ajudou as forças fas­cistas ucra­ni­anas a chegar ao poder, e con­tinua a dar-lhes apoio, o ci­nismo do pro­cesso torna-se evi­dente. As lá­grimas de cro­co­dilo pelos di­reitos do povo hún­garo não le­gi­timam a in­ge­rência sobre um Es­tado so­be­rano, que hoje recai sobre a Hun­gria e amanhã pode virar-se para cas­tigar qual­quer ten­ta­tiva de cons­truir um ca­minho de de­sen­vol­vi­mento so­be­rano.

Talvez assim se possa com­pre­enda me­lhor o si­lêncio que cá se ins­talou em torno do voto de con­de­nação da in­ge­rência norte-ame­ri­cana na Ve­ne­zuela, apre­sen­tado pelo PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica e chum­bado com os votos contra do PS, do PSD e do CDS, e a abs­tenção do BE. Será que Trump, tal como Órban, só é mau quando convém?




Mais artigos de: PCP

Em Loures como no País afirmar a política alternativa

COMÍCIO A po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda apre­sen­tada pelo PCP como so­lução para o nosso País foi de novo de­ba­tida por Je­ró­nimo de Sousa e Ber­nar­dino So­ares na Festa do Lago, re­a­li­zada no pas­sado sá­bado, 29, por ini­ci­a­tiva dos co­mu­nistas de Santo An­tónio dos Ca­va­leiros, Loures.

PCP cresce e reforça-se nas empresas do distrito de Lisboa

OR­GA­NIZAÇÃO Como o Avante! anun­ciou há duas se­manas, a acção de re­forço do Par­tido de­ci­dida pelo Co­mité Cen­tral está a dar frutos, par­ti­cu­lar­mente ao nível da or­ga­ni­zação e in­ter­venção junto dos tra­ba­lha­dores.

PCP reafirma solidariedade ao povo da Palestina

IN­TER­NA­CI­O­NA­LISMO O PCP con­dena a des­truição da al­deia pa­les­ti­niana de Khan al-Ahmar, or­de­nada pelo go­verno de Is­rael, e re­a­firma a so­li­da­ri­e­dade com o povo da Pa­les­tina na luta pelos seus di­reitos na­ci­o­nais.

PCP evoca José Saramago 20 anos depois do Nobel

CON­SAGRAÇÃO O PCP vai as­si­nalar os 20 anos da atri­buição do Prémio Nobel da Li­te­ra­tura a José Sa­ra­mago com uma sessão evo­ca­tiva, no dia 14 de Ou­tubro, em Lisboa, com Je­ró­nimo de Sousa.

Secretário-geral do PC da Índia (Marxista) visitou Portugal

SO­LI­DA­RI­E­DADE Es­teve em Por­tugal entre os dias 18 e 20 de Se­tembro uma de­le­gação do Par­tido Co­mu­nista da Índia (Mar­xista), li­de­rada pelo Se­cre­tário-geral Si­taram Ye­chury e in­te­grada ainda por Harsev Bains.

Sem requalificação, o IC8 continuará a matar

Comentando o recente acidente rodoviário que ceifou a vida a seis pessoas no IC8 (aumentando para 10 as vítimas mortais só este ano), a Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP manifesta o seu profundo pesar pelo ocorrido e realça a necessidade há muito sentida de proceder a obras de requalificação naquela via....