Vaga de autoritarismo em Nisa

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal (CM) de Nisa, Vítor Martins e Fátima Dias, apresentaram, no dia 4 de Setembro, uma declaração a denunciar a discriminação de que têm sido alvo por parte da maioria PS no município. O documento foi apresentado na primeira reunião após a agressão à vereadora Fátima Dias por parte da presidente da autarquia, Idalina Trindade, no dia 21 de Agosto.

Na declaração, refere-se que, tanto no anterior como no actual mandato, a «maioria PS tem vindo a restringir de forma injustificada o direito dos eleitos da CDU, na CM e na Assembleia Municipal (AM), ao contraditório, prefigurando-se como uma discriminação entre o partido da maioria e a oposição».

Esta situação está a criar «um foco de conflitualidade», estando imposto «um regime autoritário que se vem a reflectir, de forma cada vez mais determinante, na prossecução dos interesses públicos locais», alertam os eleitos, relatando, entre outros exemplos, que «a senhora presidente da CM recusou, neste mandato, a cedência de um espaço e demais condições para que os vereadores da oposição possam desenvolver o seu trabalho». Nas sessões da AM, os vereadores da oposição «não podem usar da palavra, nem em defesa da honra», denunciam ainda.

Instabilidade institucional
Sobre o «acto de violência» sucedido no dia 21 de Agosto, que a CDU descreve minuciosamente na declaração, refere-se que Idalina Trindade «criou uma linha de instabilidade institucional que não pode conviver com a ideia de democracia, respeito pelos direitos humanos, aceitação, pluralismo, debate e defesa da causa pública».

«Se a presidente da CM de Nisa, que deveria ser o exemplo da defesa dos valores democráticos, e das respectivas instituições, responde com esta exibição de autoritarismo e violência gratuitos, incitando ao ódio contra os seus adversários políticos, quem defenderá a democracia no concelho?», interroga a Coligação PCP-PEV.




Mais artigos de: Nacional

Governo discrimina lesados de Monchique

INCÊNDIOS A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusa o Ministério da Agricultura de fugir às suas responsabilidades nas ajudas públicas para minorar os prejuízos causados nos incêndios de Monchique.

Encontro internacional em Lisboa por proposta do PCP

No dia 13 de Setembro, foi aprovada em reunião da Câmara Municipal de Lisboa (CML), com os votos favoráveis do PCP, PS, BE e abstenção do PSD e CDS, a proposta apresentada pelos comunistas para a realização, em Lisboa, de um Encontro Internacional de Literatura e de Língua Portuguesa. A...

35.ª Seixalíada arranca no sábado

«Um projecto singular, uma força colectiva» é o lema da 35.ª Seixalíada 2018, que decorre de 22 de Setembro a 20 de Outubro. A festa de abertura, no próximo sábado, tem lugar no Parque Urbano de Fernão Ferro, a partir das 15h30. No dia 29 de Agosto, a Assembleia Municipal do Seixal aprovou...

Festa da Criança no Seixal

No próximo sábado, 22, entre as 10 e as 18h00, o Parque Urbano das Paivas, Amora, acolhe, pelo 8.º ano consecutivo, uma Festa da Criança, promovida pela Associação «Os Pioneiros de Portugal» e a Câmara Municipal do Seixal. Com entrada gratuita, a festa – onde não faltará a diversão, a amizade,...